Por: Maura Gueve
Movicel e fecebook apresentam aplicação internet.org, um projecto sem fim lucrativo, que junta os lideres de tecnologia com as comunidades locais para ajudar as pessoaas que ainda não tem acesso à internet, a descobrir o valor da internet nos dias actuais.
O lançamentou contou com a presença de José Henriques Director Geral da Movicel, Amelia de Sá representante Adjunta da UNICEF em Angola, Sarchel Necesio CEO do portal Platina Line, Fineza Capelo coordenaddor de parcerias e comunicação da Sapo.ao, e atração internacional Markku Makelainen, Director de Operações e parcerias Globais do Facebook.
O aplicativo internet.org oferece aos seus usuarios acesso gratuito a um conjunto de conteúdos úteis, como informações de saúde, notícias, pesquisas, emprego, mensagens e Facebook.
Segundo Markku a cunectividade significa acesso a informação e é um motor de oportunidsdes. Apesar disso, dois terços da população mundial não tem acesso.
“Em parceria com a Movicel, o Internet.org quer ajudar as pessoas ainda sem internet, em Angola a descobrir o poder transformador da conectividade e a aproveitar essas aportunidades”, afirmou Markku Makelainen.
José Henriques, Director Geral da Movicel mencionou que, “através do lançamento Internet.org em Angola, a Movicel, em parceria com Facebbok, pretende fazer chegar a internet a todos os angolanos e permitir o acesso á informação e ao conchecimento”. Acrescentando que “ é com orgulho que a Movicel volta a inovar, fazendo em Angola o primeiro lançamento do Internet.org em lingua portuguesa.
Queremos salientar que todos os clientes Movicel poderão acessar o Platina Line através do Fecebbok, basta que para isso baixe o aplicativo.
Também estão disponiveis outros sites de busca como; Unicef –Receita da Felicidade e Ébola FAQ, BayCenter & MAMA,Girl Effect, Wikipedia, Sapo Noticias, Fecebook Menssenger, Facebook, Website Movicel e Bing –pesquisa na internet.
Maria Filomena de Fátima Lobão Telo Delgado, Ministerio da Família e promoção da Mulher, disse durante a conferência que o projecto vai ajudar a levar informações para as comunidades rurais.