- Publicidade -

More

    ITEL cria equipamentos para combater o coronavírus

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    Duas invenções de estudantes, professores e técnicos do Instituto de Telecomunicações (ITEL), em Luanda, vão reforçar o combate contra o coronavírus, numa altura em que o país contabiliza 4 mil e 117 casos positivos da doença.

    Trata-se de lavatório automático e túnel de higienização ou desinfecção corporal, que já estão a ser produzidos no país em pequena escala, numa parceria entre o ITEL e a empresa angolana Agility Lda.

    Os equipamentos, com tecnologia ITEL, registam uma produção diária de três unidades de lavatórios e igual número de túnel de higienização, segundo o director da Agility Lda, António Pinto, sublinhando que em stock a empresa possui 15 unidades.

    “Hoje parece-nos que estamos a escrever um capítulo histórico no percurso da nossa instituição”, afirmou o director-geral do ITEL, André Pedro Neto, na sessão de apresentação pública, lançamento dos equipamentos de biossegurança e de assinatura do protocolo de cooperação com a Agility Lda, para a produção dos equipamentos.

    Presente ao acto, o secretário de Estado para as Telecomunicações, Mário Oliveira, felicitou o trabalho de investigação que tem sido feito pelo ITEL e destacou o facto da instituição se ter associado à indústria para a produção dos dois equipamentos.

    Já o secretário de Estado para o Ensino Secundário, Gildo Matias, incentivou a comunidade empresarial a se juntar às instituições de formação e aproveitar a capacidade e as soluções nelas existentes.

    “É importante que o nosso sector empresarial esteja atento a essas iniciativas, tendo em vista o desenvolvimento do nosso país”, observou Gildo Matias, para quem as instituições de ensino e a indústria devem seguir juntas.

    Disse que a parceria para a produção dos dois equipamentos vai reforçar a criação de condições de biossegurança nas escolas, numa fase em que o país prepara o regresso às aulas interrompidas, há vários meses, em consequência da progressão da covid-19.

    Governo angolano anunciou a retomada, de forma gradual, das actividades lectivas presenciais, nas escolas públicas e privadas nacionais a partir do próximo mês de Outubro.

    Share this
    Tags

    A Bombar

    OKT INVESTIMENTOS celebra 6 anos de existência no mercado nacional com festa glamorousa

    A empresa de prestação de serviço OKT INVESTIMENTOS celebrou, neste Sábado (25), em Luanda, no Restaurante Yona’s Café, o seu sexto aniversário com parceiros,...

    Paulo Flores e Boy G Mendes abrilhantaram o Dia de África

    Três mil pessoas lotaram o CCB para verem actuar astros da música angolana e cabo-verdiana, juntos pela primeira vez Paulo Flores, uma das principais referências...

    Ary e Yuri da Cunha: Rumores de um Romance no Showbiz Nacional Ganham Força!”

    Por: Liliana Victor Nos últimos dias, tem sido tema de debate nas redes sociais e além delas, a possibilidade de um vínculo amoroso entre Ary...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto