Jovem inventor Ivânio Bernardo transforma cadeira de rodas em motocicleta

0
208

Por: Hélio Cristóvão

Natural da província do Cuanza Norte, município de Cambambe, comuna do Dondo, o jovem Ivânio Tenente Bernardo, de 21 anos de idade, é o grande inventor que, com a ajuda de seu tio, transformou a sua simples cadeira de rodas em uma motocicleta.

Sem formação profissional, Ivânio contou, em entrevista ao PLATINALINE, as razões pelas quais decidiu apostar neste projecto que, apesar de ser um facto, ainda considera embrionário. “Como cadeirante que sou, sempre tive muitas dificuldades com a minha locomoção, devido a distância da minha casa para o local onde trabalho. Tendo em conta os meus conhecimentos em electrónica, pensei em criar uma maneira de poupar esforço físico e locomover-me com maior facilidade”, disse.

Mais conhecido por Ivo Pró, na sua comunidade, o jovem espera com esta invenção ajudar outras pessoas que se encontrem na condição de cadeirante, porém, tal desejo só será concretizado se despertar o interesse de empresários, investidores e da sociedade civil, no geral, que estejam dispostos em ajudá-lo material e principalmente financeiramente, para terminar os seus projectos em carteira, além do igual desejo em profissionalizar-se nas áreas em que tem domínio. 

O autodidata desempenha, ainda, as funções de rádio-técnico, electricista, serralheiro, além de alguns trabalhos ligados ao ramo da electrónica. “Pretendo ir mais longe, tenho todo o gosto em ajudar outras pessoas que se encontrem na minha condição de cadeirante, mas sem uma mão generosa, não conseguirei.”

A sua motocicleta conta com as seguintes condições: iluminação (piscas, stop),  retrovisor, nível de gasolina, marcador de mudança, aparelho de som e mais…

Para ajuda financeira para terminar os projectos em carteira e a promoção da sua imagem e serviços, contacte:

Ivânio Bernardo: 927 171 398

El’moses: 927171528

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments