Dois jovens angolanos, denominados Apaulante Paulo e Gilcimar Arnaldo, desenvolveram uma aplicação para a área de contabilidade e fiscalidade, um aplicativo que vem para facilitar o contato e conhecimento, denominado Contap.

A contabilidade adquire cada vez maior importância no contexto actual, dado o crescimento das corporações, entidades e empresas, que exige grande eficácia dos profissionais contábeis, para que sejam capazes de trabalhar a infinita gama de informações que são necessárias ao estudo e controle do património das entidades.

Ao PLATINALINE, Apulante Paulo, um dos intervenientes e autores da aplicativo, contou o processo e objectivo da criação do mesmo. “Criamos há sensivelmente seis meses, porém, está disponível na Play store há duas semanas, a função deste aplicativo é explicar a contabilidade e fiscalidade de forma fácil e prática. Com o Contap pretendemos colmatar as lacunas que as nossas instituições ensinam sobre a contabilidade e fiscalidade“, disse.

O aplicativo tem as funcionalidades de:

Contabilidade Geral (PGC) incluindo as contas do IVA explicadas e contabilizadas; contabilidade das empresas seguradoras (PCES), explicada; Fiscalidade (legislação actual), também explicada e com exercícios resolvidos, e lançamentos no diário, que

permitem consultar e exportar Balancete.

Paulo disse ainda que há uma grande diferença do que vemos na instrução académica e na prática, respondendo que há uma unanimidade ao dizer que as diferenças são evidentes. “Se perguntarmos a qualquer pessoa que esteja a trabalhar em Contabilidade sobre a diferença do que é ensinado e do que é visto na prática, veremos a unanimidade de todos, respondendo que há muita diferença, então, por formas a termos bons contabilistas, o aplicativo traz a contabilidade que se vê na prática, não só para Angola, queremos expandir o nosso projecto para outras partes do mundo, a começar por Portugal“, finalizou.