- Publicidade -

More

    Malware perigoso ameaça esvaziar contas bancárias

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    Infelizmente, vemos isto acontecer frequentemente, o Google faz o que pode para manter um alto nível de segurança no ecossistema Android, mas há sempre batalhas a travar.

    O Google é regularmente forçado a excluir aplicações que contêm malware às vezes muito perigoso para a segurança dos nossos dados pessoais, onde se incluem dados bancários. Os investigadores da Avast alertam que existem várias aplicações que convertem moeda com o perigoso malware Cerberus.

    Como os hackers enganam os antivírus do Google
    O malware estava oculto numa aplicação chamada “Calculadora de moneda” em espanhol – esta aplicação foi instalada 10.000 vezes.

    O problema é que os hackers conseguiram contornar os antivírus do Google. Para isso, eles fizeram com que a aplicação se comportasse perfeitamente de maneira legítima durante as primeiras semanas de lançamento. Na verdade a aplicação original não continha nenhum malware.

    Mas quando a aplicação foi instalada nos equipamentos de um número suficiente de vítimas, os hackers ativaram uma função oculta da aplicação. O conversor acedia a servidores remotos para instalar outro APK com o código do malware. O Trojan é executado em segundo plano e rouba os dados financeiros assim que o utilizador usa uma aplicação bancária.

    O malware também pode ler mensagens de texto para contornar a autenticação de fator duplo.

    O conversor e os seus servidores de comando foram já colocados offline. Infelizmente, este provavelmente não é o fim da história: como explicam os investigadores da Avast, é provável que o mesmo grupo de piratas esteja de olho em outra aplicação da Play Store com a mesma técnica – o que complica bastante a sua detecção.

    Fiquem atentos ao que instalam.

    Share this
    Tags

    A Bombar

    Micklate, a grande vencedora do 40º Elite Model Look World Final

    Depois de 5 dias de avaliação intensa para a 40ª edição do mais prestigiado concurso internacional de modelos, em Praga, MICKLATE MACOBOLA triunfou, destacou-se...

    NOSSA Seguros é a primeira seguradora a receber o selo Feito em Angola

    A NOSSA Seguros tem a honra de ser a primeira seguradora a receber o selo "Feito em Angola", uma certificação que reconhece o compromisso...

    BAI apresenta soluções de financiamento às Pequenas e Médias Empresas

    O BAI – Banco Angolano de Investimentos S.A., em parceria com a Associação Industrial de Angola (AIA), realiza em todo o país, durante o...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto