- Publicidade -

More

    MCK abre a rentrée no Musicbox com Bonga em Lisboa

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    MCK, o rapper que faz parte de uma nova geração angolana de músicos activistas, apresenta-se pela primeira vez em Lisboa com um espectáculo em nome próprio, a 1 de Setembro. O concerto, que inaugura a rentrée no Musicbox, no Cais do Sodré, terá como convidado especial o também angolano Bonga – um encontro de gerações, que “representam duas visões diferentes de estar na música”, segundo Sara Cunha, responsável pela comunicação do Musicbox.

    O último álbum de MCK (lê-se MC Kapa), É Proibido Ouvir Isto, é de 2012, mas o presente contexto político em Angola – marcado pela detenção de um grupo de jovens activistas em Junho, entre os quais o também rapper Ikonoklasta (que esteve no Musicbox em Dezembro do ano passado), sob o pretexto de que preparavam “actos tendentes a alterar a ordem e segurança pública do país” – confere uma nova actualidade à música de protesto deste rapper formado em Filosofia. Da pobreza dos musseques à corrupção endémica, as suas letras são explicitamente anti-regime. “A disparidade é enorme / Vivemos presos nesta armadilha / Condenados a sermos escravos de três famílias / Tudo é deles / Do Talatona à Ilha / Os diamantes são deles / O petróleo é deles / A imobiliária é deles / A banca é deles”, canta em O País do Pai Banana.

    (Já agora: Portugal também não escapa ao bisturi crítico de MCK.)

    O convite do Musicbox não é indiferente – pelo contrário – a essa tomada de consciência política e social, a que se junta o facto de passarem 40 anos sobre as independências da África lusófona, momento para “reflectir sobre o caminho que foi feito e que ainda há para fazer”, assinala Sara Cunha.

    Em 2012, MCK esteve em Lisboa para o lançamento de É Proibido Ouvir Isto e fez um breve showcase na Fnac Colombo.

     

     

    Publico/Platinaline 

    Share this
    Tags

    A Bombar

    TAAG põe fim a acordo com Hi-Fly e volta a assegurar na totalidade voos Luanda-Lisboa

    No seguimento do plano de manutenção e recuperação da frota e, no sentido de responder melhor às necessidades do mercado e a estratégia de...

    Hildebrando de Melo na 15º Bienal de Havana em Cuba

    A 15ª Bienal de Havana, que ocorrerá de 15 de novembro de 2024 a 28 de fevereiro de 2025, contará com a presença do...

    Florêncio Handanga homenageia legado musical do pai com lançamento de “Ya papa”

    Florêncio Handanga, filho do saudoso músico Justino Handanga, irá lançar uma nova música intitulada “Ya papa” no próximo dia 18 de Maio, como uma...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto