A gonorreia é uma doença sexualmente transmissível, causada por uma bactéria, que afecta homens e mulheres, e foi o tema desta terça-feira do programa Saúde Para O Povo, da Platina FM (96.8), abordado pela Doctora Adelaide Pemba, que destacou o aborto espontâneo e a infertilidade como complicações.
A médica explicou que as formas de transmissão da doença são: por sexo vaginal, oral e anal, e também de mãe para filho durante o parto. E, ainda, acrescentou, nas mulheres, muitas vezes, a doença é silenciosa ou mal tratada, levando a complicações como aborto espontâneo, parto prematuro, endometrite, doença inflamatória pélvica e infertilidade.
Na sua abordagem, Adelaide Pemba apelou às mulheres que planeiam ter filhos a fazer os exames pré-nupciais para avaliar a saúde do casal, para descobrirem mais cedo a possível existência da doença e, caso tenham, tratarem. No caso de não planeamento da gravidez, tão logo descubram, devem iniciar as consultas e os exames para detectar a infecção por gonorreia e, de igual modo, tratarem e reduzirem assim o risco de complicações.
A médica explica que, para a prevenção da gonorreia, deve-se usar preservativo e, caso tenha a doença, tratar, e não praticar nenhum tipo de sexo e informar ao parceiro sexual para que também faça o tratamento e evite a propagação.
Por: Luzia Santana