- Publicidade -

More

    Médicos alertam sobre causas da “Cirrose Hepática”, a conhecida doença do fígado

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    A cirrose hepática é entendida como uma doença grave que atinge o fígado comprometendo o seu funcionamento normal, ou seja, uma lesão que cria uma cicatriz no órgão, destruindo-o. 

    Segundo os médicos, Ana Araújo e Julião Narciso da Silva, que abordaram o tema nesta Terça-feira (04), no programa “Saúde Para o Povo”, desta casa de rádio, consideraram que a Cirrose hepática é muito frequente em Angola por diversas causas, destacando as infecções virais e o consumo exagerado de álcool.

    “É muito frequente em Angola, primeiro porque os angolanos consomem muito álcool, e, por outro lado, Angola é um país com muita hepatite B e C. Por outra é o hábito de consumir medicamentos de ervanárias, quando mal usado, mal doseado, tende a destruir o fígado e causar a cirrose. Angola é um país rico em rios, o uso de rios em zonas que apresentam schistosomiase, também leva a cirrose hepática”, explicou o médico.

    Por sua vez, a médica internista, Ana Araújo, explicou que as hepatites virais que levam a cirrose hepática podem ser causadas por relações sexuais sem protecção, transfusões sanguíneas e realização de tatuagens sem cumprir as regras de higiene. Enfatizou, também, os sinais de alerta da cirrose hepática, sendo: olhos amarelos (icterícia), acúmulo de líquido na barriga (ascite), comichão em todo corpo (prurido), pele seca, vómito com sangue (hematémese), perda de peso sem motivo aparente, fraqueza e urina escura.

    Para terminar, Ana Araújo deixou um recado para os jovens como prevenção da cirrose hepática, que é adoptarem um estilo de vida saudável, por meio de alimentação regrada e hábitos sexuais seguros. Já Julião da Silva, pediu para a população ter atenção no uso de medicamentos de ervanária e beber álcool com moderação.

    Por: Nunes Hebo

    Share this
    Tags

    A Bombar

    ZAP proporciona momento mágico a mais de 170 crianças de lares Vidas ZAP com o grande “Show do Panda E Os Caricas”.

    Luanda, 11 de Junho de 2024 – No dia 7 de Junho, a ZAP reuniu mais de 150 crianças, na acção Vidas ZAP "Show...

    Guitarrista Texas cobra 50 mil kwanzas para colaborações musicais

    Por: Helder Lourenço O guitarrista angolano Texas revelou, em entrevista ao programa "Dia Alegre" da Platina FM (96.8), que cobra apenas 50 mil kwanzas por...

    Se abres uma produtora e és gestor direto desse artista, vais ter problemas com os músicos”, adverte Kletuz.

    Por: Liliana Victor Durante a edição desta quinta-feira (13) do programa Dia Alegre, da Platina FM, Kletuz afirmou que os artistas que possuem produtoras não...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto