- Publicidade -

More

    Médicos alertam sobre causas da “Cirrose Hepática”, a conhecida doença do fígado

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    A cirrose hepática é entendida como uma doença grave que atinge o fígado comprometendo o seu funcionamento normal, ou seja, uma lesão que cria uma cicatriz no órgão, destruindo-o. 

    Segundo os médicos, Ana Araújo e Julião Narciso da Silva, que abordaram o tema nesta Terça-feira (04), no programa “Saúde Para o Povo”, desta casa de rádio, consideraram que a Cirrose hepática é muito frequente em Angola por diversas causas, destacando as infecções virais e o consumo exagerado de álcool.

    “É muito frequente em Angola, primeiro porque os angolanos consomem muito álcool, e, por outro lado, Angola é um país com muita hepatite B e C. Por outra é o hábito de consumir medicamentos de ervanárias, quando mal usado, mal doseado, tende a destruir o fígado e causar a cirrose. Angola é um país rico em rios, o uso de rios em zonas que apresentam schistosomiase, também leva a cirrose hepática”, explicou o médico.

    Por sua vez, a médica internista, Ana Araújo, explicou que as hepatites virais que levam a cirrose hepática podem ser causadas por relações sexuais sem protecção, transfusões sanguíneas e realização de tatuagens sem cumprir as regras de higiene. Enfatizou, também, os sinais de alerta da cirrose hepática, sendo: olhos amarelos (icterícia), acúmulo de líquido na barriga (ascite), comichão em todo corpo (prurido), pele seca, vómito com sangue (hematémese), perda de peso sem motivo aparente, fraqueza e urina escura.

    Para terminar, Ana Araújo deixou um recado para os jovens como prevenção da cirrose hepática, que é adoptarem um estilo de vida saudável, por meio de alimentação regrada e hábitos sexuais seguros. Já Julião da Silva, pediu para a população ter atenção no uso de medicamentos de ervanária e beber álcool com moderação.

    Por: Nunes Hebo

    Share this
    Tags

    A Bombar

    Jovem angolana Maria Pongue representa país no Rio Innovation Week 2023

    Maria Pongue, que é empreendedora, palestrante internacional e directora de internacionalização de empresas para CPLP no Instituto Jovem Exportador, foi convidada para representar Angola...

    Mongo regressa à RDC após ser impedido de jogar em Angola por alegada falsa identidade  

    Por: Helder Lourenço  O avançado Kipe Mongo Lumpala Bokamba, de 30 anos, conhecido nas lides futebolísticas por Mongo, regressou à República Democrática do Congo para...

    Bebucho Q Kuia atribui culpa aos produtores quanto à confusão que se faz entre os estilos Afro-house e Kuduro 

    Há muito que se discute sobre a confusão que faz entre os estilos kuduro e afro-house, entretanto, recentemente o artista Bebucho Q Kuia esteve...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto