- Publicidade -

More

    Música angolana com maior visibilidade em tempo de paz-Yola Semedo

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios


    Luanda – A cantora Yola Semedo destacou hoje, terça-feira, em Luanda, como um dos feitos dos 38 anos de independência e do clima de paz que se regista no pais as acções promovidas em prol da afirmação e expansão da música angolana.
     

    Yola Semedo considerou tal facto em entrevista  à Angop a  propósito dos ganhos proporcionados pelo clima de paz que se regista do país.

     

    Fruto da independência e do período de paz, disse, Angola já começa a ter artista no ranking internacional, com é o caso do músico Anselmo Ralph.

     

    “Julgo que dentro de mais alguns anos teremos ainda mais músicos a serem ouvidos fora do país, só precisamos de ter as portas abertas para então darmos os passos necessários”, referiu a artista.

     

    Segundo Yola Semedo, o Ministério da Cultura deve apostar mais, ao construir escolas de música e salas de espectáculos, criar condições para impulsionar a acção dos artistas.

     

    Yola Semedo reconheceu que os músicos angolanos, maioritariamente, cantam apenas por ser um dom de Deus, visto que nunca passaram por uma escola e não conheceram teorias da música.

     

    Exortou os músicos angolanos no sentido de, ao escreverem as suas músicas, deixarem um legado positivo para as gerações vindouras.

     

    Yola Moutofa Coimbra Semedo, nascida no município do Lobito, província de Benguela, iniciou a sua carreira musical em 1984, como vocalista do grupo Impactus 4 (formada por seus irmãos).

     

    Conquistou o prémio de “Voz de Ouro de África” (1995), em representação de Angola no festival organizado pela Unesco, na Bulgária, e foi considerada a melhor voz feminina de Angola, por três vezes consecutivas (2000, 2006, 2007).

     

    Ganhou o prémio de “Balada do ano (2006)” e de “Melhor intérprete feminina”, por duas vezes (2006 e 2007), “Diva do ano”, em 2007 e 2008, e conquistou a edição 2010 do “Top dos Mais Queridos”, uma realização da Rádio Nacional de Angola.

     

    Tem ainda no mercado “Diário de Memorias” e o Dvd 25 anos de carreira.

    Share this
    Tags

    A Bombar

    Figuras públicas mostram-se tristes pela não convocação de Bastos Kissanga nos jogos contra Eswatini e Camarões

    Depois de conhecida a lista final de convocados do técnico Pedro Gonçalves para os próximos jogos de qualificação ao Campeonato do Mundo 2026, a...

    Santo Cézar Revela Renda Mensal de Fotógrafo Profissional: “Um Milhão por Mês”

    Por: Liliana Victor Durante o programa Dia Alegre na Platina FM, o fotógrafo Santo Cézar compartilhou detalhes sobre a realidade da fotografia em Angola, revelando...

    Malunne revela interesse amoroso por um artista da nova geração: “A pessoa sabe, falamos com frequência”

    Por: Sara Rodrigues Ao que tudo indica, a menina cresceu e está de olhos em um músico da nova geração. Sem muitos detalhes adicionais, a mais...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Visit arnan.me

    Mais como isto