Nokia lança smartphone controlado pelo polegar

0
210
N9

N9: aparelho pose ser controlado apenas com o polegar, de acordo com presidente da companhia (Divulgação)

O presidente-executivo da finlandesa Nokia, Stephen Elop, apresentou nesta terça-feira um novo smartphone que pretende competir com iPhones e aparelhos com o sistema Android, do Google. O N9 ainda não vem com o sistema operacional Windows Phone 7, da Microsoft, que alimentará os dispositivos da companhia em breve, mas traz um recurso interessante ainda não explorado pela concorrência: o controle do aparelho com uso de apenas um dedo, o polegar.

Ainda não há data oficial para a chegada do modelo ao mercado. Mas os preços para o mercado americano já estão definidos: a versão de 16 GB sairá por 670 dólares, e a de 64 GB, por 760 dólares.

O novo modelo – primeiro e último que a empresa lançará com a plataforma MeeGo, que deverá ser descartada em breve – conta com tela que cobre toda a superfície do aparelho e comando sensível ao toque. Com o polegar, o usuário poderá acionar todas as funções. “O N9 é parte do esforço da Nokia para introduzir uma experiência emocionante em termos de interface, design industrial e plataforma para programadores”, afirmou Elop.

Segundo analistas do setor, a decisão de usar o sistema Meego pode condenar o novo modelo à obscuridade. O próprio Elop não escondeu que está ansioso pela produção de celulares com a solução móvel da Microsoft. “Tenho confiança de que lançaremos nosso primeiro modelo com a plataforma Windows neste ano, e que começaremos a embarcar grandes volumes de produtos em 2012,” disse.

Antes líder inconteste no segmento de celulares, a Nokia vem perdendo terreno para competidores como Apple, Samsung e Motorola. Além disso, na ponta mais barata do mercado, tem perdido clientes para rivais asiáticos como a chinesa ZTE e a indiana Micromax.

(Com veja e  agências internacionais)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui