- Publicidade -

More

    Nutrir Online: Substitua o sal por temperos naturais

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    Por: Hélio Cristóvão

    O uso em excesso de sódio, que é o principal composto do sal de cozinha e temperos industrializados, pode prejudicar o bom funcionamento do organismo, causando problemas no coração, nos rins e até o envelhecimento precoce. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), segundo a experiência da nutricionista @dra_adilia_cordeiro, o consumo ideal de sal é cinco gramas diárias, enquanto que grande parte dos Angolanos consomem o dobro ou mais do que o recomendado.

    Para mudarmos isto, podemos fazer uso dos temperos naturais, que são uma excelente forma de diminuir a quantidade de sal, além de garantir um maior realce de sabor e aroma dos alimentos, também fornecem ação medicinal. Possuem substâncias antioxidantes que previnem o envelhecimento precoce, auxiliam na melhora da circulação sanguínea e na digestão, fortalecem o sistema imunológico e são excelentes para o bom funcionamento do organismo.

    Dentre os ingredientes que são usados como temperos naturais podemos classificar em três tipos:

    Ervas: são folhas e flores, como por exemplo, salsa, manjericão, louro, hortelã, sálvia, manjerona, erva doce, tomilho, alecrim e orégano.

    Especiarias: caules, sementes e grãos; como cominho, coentro, pimenta do reino, canela, cravo, cardamomo, noz moscada, anis estrelado e mostarda.

    Legume aromáticos: que são verduras, legumes, tubérculos e raízes como por exemplo, cebola, alho, cenoura, salsão, cebolinha, alho poró, açafrão da terra, páprica (derivada do pimentão), pimenta, gengibre, etc.

    Muitos destes temperos podem ser encontrados in natura ou desidratados. Porém não existe uma regra exata de como devem ser utilizados, tudo varia de acordo com o paladar de quem prepara e de quem vai consumir o alimento. Por isso explore diferentes sabores e aromas e pense em como você pode misturá-los e utilizá-los na alimentação do dia a dia.

    Share this
    Tags

    A Bombar

    OKT INVESTIMENTOS celebra 6 anos de existência no mercado nacional com festa glamorousa

    A empresa de prestação de serviço OKT INVESTIMENTOS celebrou, neste Sábado (25), em Luanda, no Restaurante Yona’s Café, o seu sexto aniversário com parceiros,...

    Paulo Flores e Boy G Mendes abrilhantaram o Dia de África

    Três mil pessoas lotaram o CCB para verem actuar astros da música angolana e cabo-verdiana, juntos pela primeira vez Paulo Flores, uma das principais referências...

    Ary e Yuri da Cunha: Rumores de um Romance no Showbiz Nacional Ganham Força!”

    Por: Liliana Victor Nos últimos dias, tem sido tema de debate nas redes sociais e além delas, a possibilidade de um vínculo amoroso entre Ary...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto