Muitos artistas pensam que o ” swagger ” é a questão mais importante na carreira e que gastar balúrdios em óculos escuros e roupas de marca os torna em figuras felizes para a vida inteira . O artista vive exclusivamente do talento, da capacidade de conquistar a atenção dos fãs e claro, do dinheiro destes mesmos fãs . Os fãs têm o poder de acabar com a carreira de qualquer artista a partir do momento que acharem que estão simplesmente a ser usados pra fins sem nexo .
Artistas há que impreparados e escudados em ideologias egocêntricas apenas e tão somente pensam em comprar roupas, carros, óculos escuros e mostrarem que têm e podem, mas no entanto quando alguma emergência eventualmente ocorre nunca estão financeiramente preparados, em muitos casos mendigando mesmo ao estado e a sociedade civil para que os apoie . Será o artista angolano vítima do enriquecimento meteórico e da falta de preparação académica e laboral ? Será que o artista esquece ou desconhece que o futuro é mais importante que o presente ?
O que o estado ganha de impostos dos nossos agentes musicais ? Que receitas fiscais são arrecadadas anualmente pelo estado, dos vários festivais, concertos, festas, enfim, envolvendo os nossos músicos do ” swagger ” ?!
De Joe D’Almeida
Para o Portal Platina Line
Londres 10/10/2013