- Publicidade -

More

    “Partilhar louça e lençol não faz com que se transmita tuberculose pulmonar”, diz Doutor Sílvio Barbosa

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    Convidado a participar do programa Saúde para o Povo, da Rádio Platina FM (96.8), o Doutor Sílvio Barbosa esclareceu sobre a tuberculose pulmonar, destacando as formas de transmissão, que é pela fala, espirro ou tosse de pessoas infectadas, e não por compartilhar lençóis, pratos e copos, devidamente higienizados, com os membros da mesma casa.

    Sílvio Barbosa começou por dizer que a tuberculose é uma doença infecciosa causada por um micróbio, Mycobacterium tuberculosis, também conhecido como bacilo de Koch, e que não é apenas uma doença pulmonar, mas sim multissistêmica, que pode afectar todo organismo do corpo humano. O médico enfatizou, ainda, que quando a pessoa está em tratamento, não corre risco de espalhar a bactéria, é totalmente seguro usar a mesma louça dentro de casa, não há necessidade de usar a parte, por receio de transmissão por essa via.

    “Partilhar louça e lençol não faz com que se transmita tuberculose pulmonar, este é um dos mitos mais disseminados, pois a doença é transmitida fundamentalmente pelo ar, pelo indivíduo infectado, ao tossir ou ao espirrar. Partilhar louça, apertos de mãos e abraços não vai fazer com que outro indivíduo seja infectado, desde que o indivíduo doente já tenha passado da fase em que ele transmita o bacilo de Koch. E este bacilo tem potencial de causar infecção se encontrar o sistema de defesa baixo”, explicou.

    O Doutor afirmou que a Tuberculose Pulmonar é um problema de saúde pública, sendo vista este ano como a terceira causa de morte em Angola. Por esta razão, o médico apelou às autoridades competentes a colocarem as mãos nesta situação antes que o quadro piore.

    Refira-se que Angola é um dos trinta países do mundo com mais casos de tuberculose. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o país registou 325 casos por mil habitantes, em 2021. Estima-se 51 mortes por 100 mil habitantes.

    Por: Maria Muata

    Share this
    Tags

    A Bombar

    “Mulher detida em Luanda após acumular dívida milionária em hotel de luxo

    Uma mulher de 36 anos assumiu uma identidade falsa de empresária e se hospedou em um hotel de luxo na região do litoral sul...

    “SIC desmantela rede de falsificação de dólares provenientes da RDC em Angola”

    O Serviço de Investigação Criminal (SIC) desmantelou uma rede de indivíduos angolanos que colaboravam com estrangeiros para introduzir dólares falsificados no país, provenientes da...

    Pinóquio: A Verdadeira História” traz emoção e diversão a 31 de Maio no ZAP Cinemas

    Luanda, 23 de Maio de 2024 – A emocionante estreia de "Pinóquio, a História Verdadeira" no ZAP Cinemas traz uma nova e divertida abordagem...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto