Vezes há em que, de forma dolosa ou interpretativa, as nossas opiniões em relação a qualquer assunto de interesse geral são rechaçadas ou deturpadas, fazendo com que qualquer debate útil, saudável e inofensivo seja tido e achado de maneira abrupta e em muitos casos com um violento verberado por parte de quem não as aceita !

Ora bem, num mundo tão vasto e com mais de 7 bilhões de habitantes, é natural que nem todos tenham a mesma opinião nem tampouco os mesmos gostos e é precisamente no que concerne á gostos e opiniões que em relação a música angolana tudo se torna ainda mais complexo . 
Indubitávelmente esta é a fase mais produtiva da música nacional e por conseguinte a mais mediática o que a torna não só mais consumível a nível interno mas sobretudo a nível internacional, gerando com isso milhões de dólares, um sem número de eventos musicais, a profissionalização da maioria dos cantores mas acima de tudo uma mudança radical na vida e carreira de quase todos os eles no que a parte remuneratória diz respeito ! 

Como em toda a parte do mundo, cantores há que por serem geniais na qualidade do seu trabalho, o número de músicas de sucesso durante a carreira, o número de vendas, a demanda, a popularidade e em muitos casos a internacionalização das suas obras, tornam-se autênticos fenómenos nacionais e internacionais e os consumidores e a crítica especializada normalmente são unânimes em denominá-los REIS ou RAINHAS de um determinado estilo musical ou simplesmente o/a MELHOR da música de um determinado país ! 

No caso de Angola quem realmente é o Rei da música se seguirmos fielmente os critérios necessários para que um título de tamanha importância seja atribuido ?

É do conhecimento geral que artistas como Paulo Flores, Yuri da Cunha e Matías Damásio são fenômenos internacionais constantemente requisitados em lugares de prestígio e que geram grandes receitas, alêm de que há unanimidade entre a crítica musical e os fans de que o reportório musical, o número gigantesco de vendas, a monstruosidade vocal, lírica e musical dos 3 faz deles autênticas joias nacionais ! 
Uma das estrelas mais cintilantes de Angola é o lendário Bonga Kwenda que dispensa apresentações. Bonga tem muitas das suas músicas imortalizadas em bandas sonoras de filmes internacionais e é dos poucos artistas africanos que teve a honra de actuar no Olympia em França, lugar que perpetuou ícones como Edith Piaf, Amália Rodrígues e Charles Aznavour ! 

Há ainda Carlos Burity, outra grande lenda nacional que durante décadas nos tem proporcionado músicas de grande qualidade e que ostenta um currículo invejável ! 
O leque é tão vasto e rico que não devemos nos esquecer jamais de mencionar Bangão quando falamos dos melhores da música nacional porque Bangão dá vida ao SEMBA e o angolano perde a essência se não houver um e outro !

A música nacional está num momento mágico, inovador, dinâmico e sem complexos ; os fans são mais exigentes, os músicos cada vez mais profissionais, os estúdios melhor apetrechados e a nova geração de artistas femininos é tão competente como a masculina, para gáudio de todos nós ! 
Da classe feminina o destaque recai sem dúvidas no brilhantismo vocal e na eterna sensualidade das divas Yola Semedo, Pérola, Ary e Yola Araújo sem nos esquecermos da bela Margareth do Rosário !

Mas, e milhares de angolanos perguntam-se, porque razão o Rei da música angolana é o carismático Elias Diá Kimuezo ?
Que critérios foram seguidos ? Que painel determinou a escolha ? É unânime a decisão ?! Quantos álbuns vendeu, quantas músicas de sucesso tem, será que é tão popular, que impacto internacional tem a sua música ?

Quem realmente é o Rei da música angolana ?
Uns talvez relembrem a excelente voz de Ruy Mingas e a sua inigualável veia lírica, outros talvez Waldemar Bastos e a sua maravilhosa forma brilhante de cantar, alguns quiçá prefiram os ícones já perecidos como Teta Lando, David Zé, Urbano de Castro, Sofía Rosa, Artur Nunes ou mesmo António do Fumo, enfim, as opiniões certamente serão inúmeras e nunca similares mas o que mais importará a todos os fans é saber realmente quem , atendendo os critérios acima referidos, é o Rei da Música Angolana ! 

Qual é a sua opinião ?


Escrito por Joe D’Almeida
Para a Platina Line
23/09/12 London