- Publicidade -

More

    Retrospectiva 2012: " Factos que marcaram a Música Nacional em 2012 ! "

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    O ano de 2012 ficará marcado para sempre na memória de muitas celebridades tanto a nível profissional como a nível académico, financeiro e sobretudo no aspecto amoroso que de certa forma teve em grande destaque tanto positivamente como no lado negativo .

    Em termos musicais houve conquistas internacionais de grande vulto, feitos impensáveis há tempos atrás mas que aos poucos e de forma coesa e profissional vão sendo conseguidos e unánimemente reconhecidos por milhares de fãs um pouco por todo o mundo ! 

    Anselmo Ralph como não podia deixar de ser, alcançou números estratosféricos de popularidade alêm fronteiras, mais concretamente em Portugal com o lançamento do seu mais recente DVD, com o qual provou uma vez mais que é realmente uma máquina de fazer dinheiro e músicas de sucesso .

    Anselmo-Ralph4

    A Sony Music assinou-o e vê nele um potencial conquistador do mercado Americano e Europeu, já o Brasil rendeu-se ao seu talento e prova disso são os inúmeros casos de plágio da sua música que ao longo do ano foram surgindo .

    A Diva da Música foi entregue á maravilhosa Ary por não só ter mantido a sua inegável qualidade artística mas por definitivamente elevar o seu nome no leque de estrelas femininas com um estatuto lendário !
    Ary tornou-se noiva de C4 Pedro e calou as más vozes que durante uma vida não se cansaram de a blasfemar .

    Os Zona 5 dominaram em termos de imagem, receitas e popularidade no que concerne aos grupos de música alternativa e são hoje um dos grupos mais requisitados tanto dentro do país como no estrangeiro .

    A música nacional cresceu em qualidade e fez crescer o público ouvinte que hoje a percebe bem melhor . Só no ano de 2012 foram lançados mais de 20 álbuns e um sem número de Max Singles alêm de Colectáneas trazidas ao público pelas gravadoras .

    Bruno M conquistou de forma unánime a aprovação dos fãs e dos críticos no geral como um dos maiores cantores do gênero Kuduro de todos os tempos, com as suas letras carregadas de realismo e esperança mas acima de tudo com a simplicidade com que a transmite e sem receios nem tabús .

    Enquanto certos Kuduristas cantan sem se saber ao certo o que dizem, Bruno M o diz sem nunca deixar que a música seja mais importante que a sua mensagem . 

    Por motivos académicos e pessoal este gênio da música nacional anunciou que não fará da música uma prioridade, para descontentamento de quem o tem como o melhor cantor e compositor deste gênero musical nacionsl que o Ocidente mais aprecia .

    Cabo Snoop causou polémica com o seu novo trabalho, sem jamais o ter querido ser, por na visão de alguns radialistas e fazedores de opinião a sua música conter alguma linguagem ou linhagem lírica inapropriadas, algo que o cantor e o seu manager Ho Chi Fu veementemente refutam . 

    Captura_de_ecra_2012-11-4_as_04.00.50
    É no entanto estranho que Cabo Snoop seja mais valorizado a nível internacional do que no seu próprio país .

    Em 2012 tivemos ainda alguns episódios sobre a vida colorida da irreverente figura que atende o nome de Sebem, nos quais destacaram-se o seu casamento mediatizado, o caso de polícia que culminou com a sua prisão e meses depois a sua não menos mediatizada liberdade .

    Num ano tão próspero em novidades, destaque ainda para os angolanos Kueno Aionda, Paulo Matomina, Ésio, Selda e Toty Sa’Med que ainda que de forma individual, provaram que a música nacional tem futuro e terá melhor qualidade em termos de letra e composição . 

    Também houve um grande esforço por parte dos artistas na busca da qualidade audiovisual, uma vez que foram gastos mais de 250 mil dólares na produção de video clipes, números astronómicos e que demonstram a seriedade com que a música foi encarada em 2012 .

    NGA finalmente lançou o seu primeiro àlbum e foi eufóricamente recebido no Cine Atlântico num concerto há muito esperado pelos fãs da sua música . 

    Eduardo Paim, o lendário General Kambuengo, venceu o Prémio Nacional de Cultura e Artes 2012 num ano em que brindou à todos com um álbum no mercado e actuações na mítica Casa 70 . 

    Paul G anunciou que tem estado em conversações com P Diddy para uma possível colaboração no próximo álbum, aumentando assim o leque de figuras internacionais de peso que têm colaborado nos seus trabalhos .

    Titica, para uns Mulher e para outros Transexual/Travesti, foi no entanto ” nomeado ” para a categoria de melhor CANTORA pela organização do prémio anual Koral que de forma polémica ” a ” incluíu numa lista pertencente à senhoras mesmo sabendo que TITICA genéticamente trata-se de um homem . 


    Polémicas à parte, TITICA arrecadou so com a Blue 66 Mil  dólares com o acordo estabelecido com a Blue e que ” a ” levou em Tournée por todo o país.

    Um dos maiores destaques do ano que agora termina foi indubitávelmente a lista divulgada pelo Jornal de Angola em que públicamente anunciava um sem número de cantores e figuras ligadas ao mundo da música o direito á apartamentos na Centralidade do Kilamba Kiaxi dos quais Nagrelha foi um dos contemplados . 

    Nenhuma das figuras mencionadas na famosa lista sabe até hoje porque carga d’água mereceram  apartamentos tão caros num lugar quase inabitado se nada fizeram para os merecer . O facto é que a lista foi divulgada e muitos dos contemplados são realmente músicos .

    Falar de 2012 exige que falemos de Luanda Jazz Festival, um acontecimento com características muito únicas e com intervenientes quase iniguais . Toy Lopes Cristóvão, um Angolano apaixonado pela Vida é o responsável por esse festival anual cuja grandiosidade e envolvimento financeiro faz com que Angola comece finalmente a ser reconhecida no mapa internacional como um dos países organizadores mais credíveis no que concerne á festivais de Jazz no mundo.

    A Ritek, empresa por trás desse grande evento, deve ser parabenizada por ter feito do ano 2012 um autêntico marco histórico para a Cultura Nacional .

    O ano de 2012 também foi fértil em gestacões no que ás celebridades diz respeito . Yola Semedo, Pérola e Bruna Tatiana todas engravidaram num ano que mudou por completo as suas vidas . Á elas os nossos parabéns.

    O ano de 2012 será eternamente lembrado pelos piores motivos por ser o ano em que Angola viu partir do mundo dos vivos algumas das suas figuras mais emblemáticas do mundo da música, mais concretamente Mamborró, Fernando Santos ” aiaia ” Chissica Artz e mais recentemente Zecax . Quatro talentos inquestionáveis e adorados por milhares .

    chissicaa

     

    Esperamos com ansiedade que o novo ano traga novos desafios, boa música e mais novidades relacionadas com as celebridades nacionais para que no final de 2013 possamos trazer pra todos os platinados ainda mais notícias .

    Que a contagem decrescente se inicie … Kandando á todos !

    De Joe D’Almeida e Sarchel Necesio
    Para o portal Platina Line
    17/12/12

    Share this
    Tags

    A Bombar

    Primeira loja da marca oficial Cavalinho inaugurada em Luanda

    A marca “Cavalinho” inaugurou, nesta Quinta-feira (11), em Luanda, no Distrito Urbano do Benfica, a sua primeira loja de acessórios de moda e artigos...

    Presidente João Lourenço e Ana Dias irradiam simpatia na 10ª edição dos Prémios SIRIUS

    O Presidente João Lourenço e a Primeira Dama, Ana Dias, foram os destaques da noite durante a gala da 10ª edição dos Prémios SIRIUS....

    Reverendo angolano Paulo de Carvalho recebe certificado de Mérito pela Universidade de Oxford

    Por: Sara Rodrigues Mais um angolano a elevar o nome de Angola e a ganhar destaque lá fora. Trata-se de Paulo de Carvalho da Conceição,...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Visit arnan.me

    Mais como isto