- Publicidade -

More

    Retrospectiva 2015 : Factos que marcaram a Música Nacional em 2015

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    Yuri da Cunha Vence Top dos Mais Queridos

    Team de Sonho Vol 2

    Ary Vence Prémio Mtv base de melhor artista lusófono

    Matias Damásio Regressa com o “Por Amor” e Hino dos Quarenta anos da Independência

    Fim dos B4

    Regresso de C4Pedro aos álbuns de originais

    Fim da ligação entre Anselmo Ralph e Camilo Travassos

    Caso Paculamento dos Artistas


    Bento Kangamba fala da origem do seu dinheiro e do seu histórico


    Esses e outros assuntos na Retrospectiva 2015 .


    A Retrospectiva Completa você pode acompanhar no sábado no canal Jango Luxo, Posição 512 DSTV ás 18h 

     


    Falando da indústria musical, todos os anos geralmente ficam na nossa memória acontecimentos inusitados que giram em torno dos seus actores principais e o de 2015 não fugirá à regra. 

    Crise! Esta foi a palavra mais repetida em 2015 independentemente do campo que nos vimos inseridos porém apesar do freio que obviamente também afectou o sector musical, podemos dizer que o saldo no seu todo foi positivo.


    De modo geral há que se fazer a devida vénia à todos os artistas da nossa praça pelas suas conquistas internacionais de grande vulto, feito impensável há tempos atrás, mas que aos poucos e de forma coesa e profissional tem sido cada vez mais frequente, fazendo com que a nossa música chegue aos ouvidos de milhares de pessoas um pouco por todo o mundo. 

     

    IMG_2943.jpg

    Yuri da Cunha


    Este ano foi indiscutivelmente o ano de Yuri da Cunha, o Cantor regressou aos álbuns de originais com o álbum Interprete  ,  sucesso de vendas na praça da independência. O músico realizou diversos shows lotados, em Moçambique, Angola e Portugal , venceu o prémio de melhor artista africano nos Afrimma Awards. Não fugiu as polémicas, desabafou sobre o caso dos 15+2 e viu uma onda de internautas tentarem boicotar o seu trabalho mais sem efeito , terminou as suas ligações com as editoras LS Republicano e Chiado Produções, teve ainda tempo para realizar Unplugged  no hotel EPIC Sana onde o mesmo homenageou   Bento Kangamba e por fim emocionou os angolanos ao chorar quando  venceu o top dos mais queridos.

     

    bastidores_querido2015a-71.jpg

    Matias Damásio

    “Por Amor” é o nome do  álbum do cantor e compositor Matias Damásio, composto por 13 faixas musicais. A obra foi lançada em 2015 e veio também com o intuito de ajudar a celebrar com os fãs os 10 anos de carreira do cantor. Foi  lançado em Angola pela produtora Arca Velha e em Portugal sob responsabilidade da Sony Music. Recorda-se que o músico é artista da Sony Music há exactamente dois anos.


    matias_Mocambi-11.jpg

    Quando questionado sobre o sucesso conquistado ao longo dos 10 anos de carreira, o compositor diz que o segredo da reputação de um profissional independentemente da área, é estar focado no seu trabalho com muita disciplina e dedicação.

    “ Sou um eterno trabalhador, tenho tudo para ter vaidade e tudo para ser vaidoso. Mas os títulos e os prémios são coisas passageiras, o que sou hoje é fruto de muito trabalho. Tenho dedicado a minha vida à música. Leio muito, estou em constante ligação com mundo moderno, e as coisas que acontecem à nossa volta para poder estar à altura desta geração que ouve música de toda parte do mundo”, argumentou. Matias teve um ano em grande ao lotar vários recintos com os seus shows. Matias foi autor do hino de celebração dos 40 anos da independência de Angola

    -Puto Português

    Do lado inverso da moeda, pelo lado negativo , Puto Português quase deu um tiro ao próprio pé, para não dizer à sua carreira, ao protagonizar uma brincadeira que a muitos deu entender, ser de tom racista.  consequentemente viu angolanos e não só, incitarem uma campanha de boicote a sua carreira musical que culminou com discos seus a serem queimados e fotos destruídas. Diante de um caso de afogamento iminente o colete salva-vidas foi um pedido de desculpas formal no telejornal .

    Tudo começou quando nas redes sociais começou a circular foto- montagens do “antes e depois” do suposto clareamento de pele de alguns artistas como a Própria Lixa e Madruga Yoyo.

    Face a tanta polémica Madruga yoyo veio a público confirmar o clareamento de pele em entrevista à Rádio Luanda, “isso é uma metamorfose da vida, cada um faz o que lhe faz bem e o que quer, é uma febre mas depois passa e o povo se habitua”, disse.

    hqdefault.jpg

    Ainda na mesma entrevista, Madruga Yoyo confessou ter ido ao Brasil de férias, onde decidiu fazer uma consulta seguida de uma cirurgia para clarear a sua pele: “Fui submetido à pequenas cirurgias para ter como finalidade o tom de pele mais claro , não me sinto mal com os comentários”.

    Puto Português que segundo suposições de alguns fãs também clareou a pele, decidiu fazer uma brincadeira num vídeo, onde aparecia acompanhado pelo cantor Francis Boy, fazendo um pequeno trocadilho com os dizeres, “escuro não/ escuro not”.

    A brincadeira não foi bem recebida pelos fãs que criaram uma campanha nas redes sociais onde o objectivo era partilhar fotos nas redes mostrando o seu tom de pele sob a hastag #EscuroSIM.

    O cantor publicou alguns vídeos nas redes sociais mostrando o seu descontentamento com as críticas que recebia, “Por uma brincadeirinha querem me crucificar, porquê, por ser o Puto Português? Se fosse um humorista vocês apenas iriam matar-se de rir não é? Sou negro e me orgulho de ser, mas não posso me calar diante de uma situação como esta”, porém seguidamente apagou todos vídeos que evidenciavam a polémica.

    Repercussão

    O humorista Calado Show saiu logo em defesa dos “consumidores” em um vídeo no instagram: “Mas isso não pode ser; Big Nelo é claro e ninguém falou nada, Yuri da Cunha é claro e ninguém falou nada, porquê que querem se meter com Madruga Yoyo e com a Própria Lixa?… “Afirmou Calado Show no vídeo. Escuro SIM2.

     

    Quem também não ficou de fora da campanha #EscuroSim foi o actor Sílvio De Nascimento que em vídeo de aproximadamente 28 segundos afirmou ser o “escuro mais em dia que conhece e faz todos `paculados` se envergonharem”.

     “Olá Pessoal sou o Sílvio De Nascimento , um dos escuros mais em dia que conheço e que faz todos os paculados se envergonharem, a minha auto-estima parece que joga basquet; Tá lá em cima. O meu avô é escuro, a minha mãe é escura, o meu pai é escuro, a minha dama é escura, a minha filha é uma das escuras mais bonitas que conheço, por isso, ESCURO SIM…” Disse o actor no vídeo.

    O Kudurista Nagrelha também decidiu brincar com a polémica do clareamento de pele das celebridades angolanas. Nagrelha publicou no Facebook uma montagem onde colou duas fotos, uma com o tom de pele mais claro e a outra com a pele mais escura, com a legenda ” Escuro sim, achas que não”.

    Este ano em 2015 marcou o regresso de artistas, como Erica Nelumba após um curto período longe dos holofotes para se dedicar aos estudos. NSoki e DOg Murras …, o team de Sonho também regressou e não perdeu tempo. Foi logo para a estrada e numa tournee nacional que lotou com os seus shows os 4 cantos de Angola.  A Musica extraída do Projecto de DJ Darcy, Daniel Nascimento Mayazuda, e Preto Show venceu o premio internacional de melhor colaboração.   Não podemos igualmente nos esquecer de mencionar o regresso da cantora de sucesso Pérola, que vendeu de forma exitosa o seu álbum ‘mais de mim’. A cantora aproveitou o ano de 2015, para lançar vários vídeos clipes , lotar shows em Luanda no cine atlântico, e Benguela, no cine Kalunga, vender e o álbum em Portugal, e ainda ganhar o premio no divas Angolana , na categoria Momento.

    Não se fala de suceso sem mencionar Ary, que venceu o premio MTV na categoria “melhor cantora lusófona” em Durban na Africa do Sul, Ary. Com o prémio a baixinha mostrou que continua na activa; entre subir ao palco para aceitar o prémio e gerir a emoção diante dos fãs, sobrou tempo para beijar e mostrar o seu actual companheiro conhecido por FF. 

    MTV.png

    Bruna Tatiana habituada ha não ganhar prêmios, de acordo com suas declarações no final de 2014, começou um ano de 2015 habituando-se a ganhar prêmios , começando por levar o dois prêmios nos troféus moda Luanda,  nas categorias de melhor artista feminina e no Angola Music Awards  “Meu Tudo” – Bruna Tatiana foi a musica do Ano.

    BrunaTatiana_atlantico-91.jpg

    Ainda no campo feminino Yola Semedo foi a grande vencedora do Angola Music Awards realizado em Saurimo.  A ‘mãe grande’ como é tratada pelos colegas de profissão, levou para casa os principais prémios das categorias que concorria, incluindo melhor álbum e melhor voz feminina , venceu ainda o prémio Divas Angola na categoria de música,   foi escolhida como jurada do primeiro The Voice Angola, e realizou vários shows por Angola e no estrangeiro.

    Anselmo Ralph, tem sido um nome sinónimo de sucesso e este ano não foi diferente. Em 2015 sua Vida  rendeu um filme Vontade de Vencer” é o título do documentário que retrata a história do cantor angolano, de 34 anos, e que tem estreia a 3 de setembro.

    O filme, realizado por André Banza, revela a história de um dos maiores artistas de sucesso da atualidade. A música de Anselmo Ralph “conquistou todos os continentes, além do seu país de origem, Angola, que o considerado o maior cantor e performer da sua geração. A doença do artista, que sofre de miastenia grave, uma doença neuromuscular auto-imune, que causa fraqueza e fadiga anormal dos músculos voluntários, também foi referida no documentário.  Em 2015 Anselmo Ralph bateu  recorde do Guiness A propósito do lançamento em cinema do filme biográfico “Vontade de Vencer”, e graças ao empenho e participação de 1083 pessoas, foi batido ontem o Recorde do Guinness da Maior Letra Humana. O anterior recorde estava nas 910 pessoas.

    O evento, que se realizou na Praça Central Exterior do Dolce Vita Tejo, contou com a presença de uma juíza internacional do Guinness World Records, ajudada por duas testemunhas independentes, que verificaram o cumprimento de um conjunto de regras obrigatórias para a atribuição do certificado. A condução do espetáculo durante a tarde foi feita pela apresentadora Isabel Silva, que também participou na aula de kizomba dada a todos os participantes pelo grupo Kizomba Prime.    Anselmo Ralph foi  convidado pelo Príncipe Albert II do Mónaco em Setembro  para cantar no “Le Bal de la Riviera” Anselmo que se fez acompanhar de sua amada Madlice Cordeiro, atuou na noite deste domingo (27), na gala de solidariedade “Le Bal de la Riviera” a convite do Príncipe Albert II do Mónaco.  Pelo Segundo ano voltou a ser escolhido para ser o mentor do The Voice em Portugal.

    irenebdayt-36.jpg

     

    O cantor que começou o ano em grande mas também anunciou o que chamou de uma decisão amigável quando terminou a sua ligação com seu Agente  de longa data  Camilo Travassos. Os dois garantiram que a decisão é boa e que não guardam magoas. Anselmo Investiu na Bom Som e apostou em talentos como Dream Boyz, Ana Joyce, Bass e Landrick . Camilo aproveitou a ruptura para abrir a sua produtora CT empreendimentos e assinou diversos músicos conceituados e novos talentos.  

    E falando de rupturas, a dupla B4, chegou ao fim e deu espaço  à continuação de projectos individuais dos membros. C4 Pedro com sua carreira solo, trouxe o álbum King CKWA, cujo todos os singles alcançaram a marca superior a um milhão de visualizações no YouTube. O cantor foi ainda escolhido para dar vida ao personagem  do Fantasma da Ópera do Novo

    Filme #‎HotelTransylvania2 que estreou  nos Cinemas no dia 10 de Dezembro último. Foi eleito em 2015 o angolano com mais visualizações no YouTube com o tema “Vamos ficar por aqui, e ainda teve tempo para emprestar alguns dos seus temas a novela “Única Mulher:       Big Nelo também não ficou parado reativou a sua produtora B26 e contratou os músicos CEF e Lil Saint. Eles prometem um álbum em fevereiro do próximo ano . 

    Coréon Dú é um dos jovens  eleitos em setembro que está a recriar a imagem de África Coréon Dú está entre os 15 jovens africanos com menos de 35 anos que estão a criar uma nova imagem para o continente. A conclusão é da revista Forbes que publicou sexta-feira um artigo sobre esta nova geração que começa a colocar África na agenda dos média sem falar de guerras civis, pobreza, corrupção e refugiados. O continente africano mostra vários “talentos com menos de 35 anos, cuja criatividade chega a uma audiência que vai além das fronteiras dos seus respectivos países. O que têm em comum é a atenção positiva que cada um consegue para si próprio através das artes plásticas, música, moda ou entretenimento. Fazem parte de um novo movimento que está a recriar a imagem de África”, explica o texto intitulado “The 15 Young African Creatives Rebranding África”.

    Coréon Dú faz parte deste grupo, segundo a Forbes. “Um cantor de sucesso, agente de moda, fundador de uma editora discográfica, designer, organizador de eventos e produtor de televisão. O criativo angolano é um homem que usa muitos chapéus. José Eduardo Paulino dos Santos é filho do presidente angolano, no entanto, conseguiu sair da sombra do pai fazendo o seu nome noutras plataformas”.  O músico de 30 anos é director executivo da Da Banda Model Agency e membro da organização da Elite Model Look Angola, Cabo Verde, Moçambique e África do Sul. Nestas agências foi um dos responsáveis pela descoberta das top models Maria Borges, Alécia Morais, e, mais recentemente, Amilna Estevão. Como produtor de telenovela teve mais sucesso com “Windeck”, que foi nomeada aos Emmy em 2013.

    6B3A3188.jpg

    Ainda na senda de rupturas e grupos musicais quem fez o percurso inverso foi o famoso grupo de hip-hop angolano ‘Kalibrados’. Originalmente composto por Latón, Vui Vui, Mukadaffi e Mr K, o grupo da Mong-Block havia perdido um dos seus membros, Mr-K, logo depois do álbum ‘cartas na mesa’. Na altura os motivos que levaram ao rompimento do grupo eram incertos. Sem Mr K, o grupo permaneceu no mercado enquanto o rapper em causa tentava a sorte noutros estilos musicais, com destaque especial à Kizomba. Sem bastante sucesso nesta área porém, não tanto pela qualidade do que fazia mas pela teimosia dos fãs do grupo que não aceitavam o afastamento, este ano num show organizado pela step, os fãs enfim tiveram as suas preces atendidas quando em meio à apresentação do grupo, Mr K subiu ao palco e juntou-se aos antigos companheiros. A união pelos vistos parece definitiva, o grupo recentemente divulgou o vídeo do seu mais novo trabalho com Matias Damásio intitulado, Lombongo, o mais novo sucesso das rádios.

    Por falar dos kalis, não obstante ao bom momento do quarteto, episódios…, digamos…, caricatos, aconteceram envolvendo dois dos seus membros. O primeiro foi durante o programa Big Brother Angola onde o Kali, Vui Vui foi um dos apresentadores. Num momento talvez de pressão já que o programa era emitido em directo, Vui acabou por dizer que Angola tinha 24 ao invés de 18 províncias mas redimiu – se segundos após notar o lapso. O público porém não perdoou e voltou – se as redes sociais para fazer troça do cantor que por acaso respondeu como um verdadeiro artista, por vias do que sabe fazer melhor e mostrou que sabe fazer uma limonada de limões. Isso porque o cantor lançou uma música dias depois com o título 24 províncias e calou as vozes que dele ‘gozavam’. A faixa consta do projecto musical ‘Dia D, Hora H’ do produtor Desejo Humano. 
    Enquanto isso o produtor do grupo, ‘Latón’ Kali, foi chamado aos holofotes por outros motivos e por ninguém menos que Miguel Neto. Um dos pioneiros do movimento Hip-hop em Angola. No seu programa de rádio RC, Miguel Neto chama Laton pelo nomes 3 vezes seguidas ao descobrir a semelhança entre um dos instrumentais assinado pelo mesmo com o do conceituado Tito Paris à que chamou de ” plágio”. Até então Latón Kalibrado não se pronunciou sobre o caso. 

    Bem no final de Novembro O rapper angolano MCK foi impedido de sair do país  quando pretendia viajar ao Brasil, onde ia participar no Festival Terra do Rap.

    “Família, estou no Aeroporto 4 de Fevereiro a ser impedido de viajar ao Brasil onde tenho concerto marcado, cachet pago e compromissos concluídos”, escreveu o músico na sua página de Facebook.

    MCK não informado das razões de estar impedido de viajar “por ordens superiores”, como lhe disse um oficial. horas depois o mesmo conseguiu autorização

    Do Hip-hop para o kuduro, triste foi ver o bárbaro episódio de violência protagonizado pelos kuduristas Pai Banana e da Beleza. Um vídeo viral circulou  nas redes sociais onde Da Beleza, indignado, e revoltado com  o furto do seu telemóvel que segundo o mesmo , o autor foi o colega Pai Banana, agrediu-o com socos e pontapés antes de colocá-lo no porta- bagagem do Seu carro.

      *Lançamentos de 2015 *

    A música nacional cresceu em qualidade não obstante a crise ter reduzido drasticamente o número de lançamentos de álbuns agendados para 2015. A prova disso é que não foi lançado neste ano mais de 12 álbuns no seu todo.

    1.     Team de Sonho – Vol 2

    2.     C4 Pedro com o álbum “King Ckwa”

    3.     Bruno King com o álbum “Nunca é tarde”

    4.     Prodígio com o álbum “Prodígios”

    5.     Matias Damásio com o álbum “Por Amor”

    6.     Jay Oliver com o álbum “Longe de ti”

    7.     The Groove com o álbum “Segura o corpo”

    8.     Nsoki com o álbum “Prova dos 9”

    9.     Mona Nicastro com o álbum “Contos de fada”

    10.  Dog Murras com o álbum “Angolanitude”

    11.  Diclas One com o álbum “Filho do Povo”

    12.  Yuri da cunha – O Interprete

        *Artistas Revelação *

    Não podemos falar de destaque em termos musicais sem reconhecer o esforço dos músicos, *Jay Oliver, Bass  Os Banas , Vlado Coast,  e, *pela forma ” prudente” que entraram no mercado e por terem já provado não terem intenções de ser figuras momentâneas, ou seja, vieram para ficar.

    Todavia, é impossível falar de revelações sem “O the voice”  a grande surpresa para os angolanos. O programa de sucesso internacional, chegou agora à Angola pelas mãos da DSTV e revelou diversos talentos angolanos obrigando os telespectadores de Cabinda ao Cunene a virar a cadeira para a produção do programa.

    O ano foi igualmente produtivo ao nível de lançamento de vários vídeos clipes.

    Bento Kangamba fala da origem do seu dinheiro e do seu histórico

    Bento_Kamgamba.jpeg“As desinformações que campeiam com alguma regularidade, em determinados círculos da sociedade, relativos à situação no país e a vida privada de figuras públicas e empresários nacionais fazem parte de urdidas campanhas com o propósito de descredibilizar os esforços do executivo angolano junto de parceiros internacionais e desencorajar as pessoas com espírito patriótico, iniciativas louváveis e dinamismo quando chamados para servir o país em diferentes vertentes, com realce para as causas sociais.”

    “O país tem sido sujeito, desde o alcance da paz em, em 2002, a actos de desestabilização por parte de forças que, até ao momento, não compreenderam de que a guerra em Angola faz parte do passado e o surgimento de uma classe empresarial é um processo natural de sociedade. O que não pode ser

    classificado, constantemente, como enriquecimento ilícito, corrupção ou

    lavagem de capital.”

    “Em África, todo negro com dinheiro é gatuno, tem doença de Sida, é bandido, é lavagem de dinheiro, enfim, o ver dos africanos é este. Como é possível falar de uma pessoa que você não conhece?”

    Estas palavras foram proferidas pelo carismático político e empresário angolano, Bento dos Santos “Kangamba”, numa entrevista exclusiva à Platina Line e  conduzida por Sarchel Necesio. Descontraído e bastante convicto do que dizia, o presidente do Clube Kabuscorp do Palanca disse que tem estado a sentir, de  perto, esta campanha, por ter vítima da mesma, como o caso “Garina”, divulgado numa televisão brasileira onde o mesmo teve o seu nome envolvido numa lista de angolanos por trás de uma rede de prostituição. Afirmando ser tudo “um mal entendido” BK lamentou o facto de ter sido defendido primordialmente pelo público brasileiros e não angolano.

     Platinados, chegamos ao fim de mais uma retrospectiva musical, nós Platina-Line  aguardamos com bastante ansiedade pelo ano de 2016, na esperança que ele traga novos desafios, boa música e mais novidades relacionadas com as celebridades nacionais, para que no final de 2016 possamos proporcionar à  todos os platinados ainda mais notícias.* *Que a contagem decrescente comece …*

    *Kandando à todos !*

    Share this
    Tags

    A Bombar

    Figuras públicas mostram-se tristes pela não convocação de Bastos Kissanga nos jogos contra Eswatini e Camarões

    Depois de conhecida a lista final de convocados do técnico Pedro Gonçalves para os próximos jogos de qualificação ao Campeonato do Mundo 2026, a...

    Santo Cézar Revela Renda Mensal de Fotógrafo Profissional: “Um Milhão por Mês”

    Por: Liliana Victor Durante o programa Dia Alegre na Platina FM, o fotógrafo Santo Cézar compartilhou detalhes sobre a realidade da fotografia em Angola, revelando...

    Malunne revela interesse amoroso por um artista da nova geração: “A pessoa sabe, falamos com frequência”

    Por: Sara Rodrigues Ao que tudo indica, a menina cresceu e está de olhos em um músico da nova geração. Sem muitos detalhes adicionais, a mais...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto