- Publicidade -

More

    Rui Duna Criador de "Olha Bunda Dela " morre aos 56 Anos

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    Poucos dias após a morte de Bangão, a música angolana volta a sofrer um duro golpe com a morte do cantor angolano Rui Duna, falecido ontem, 18 de Maio, em Portugal, vítima de doença.

    Rui Fernando da Silva Costa Campos mais conhecido artisticamente por Rui Duna (Bairro Espirito Santo, Moxico, Luena, Angola 7 de dezembro de 1959 – faleceu ás 21h45 no Hospital Amadora Sintra no dia 18 de Maio de 2015 vítima de doença prolongada) foi intérprete e compositor angolano.Rui Duna começou a cantar aos 8 anos de idade no coro da igreja. o musico é conhecido por ser o autor dos sucessos Any Any”, música conhecida comumente conhecida como “Ela é Boa Como o Milho”,  Participou no programa infantil “Palmo e Meio” do rádio clube do Moxico.

    11053252_883535078378013_1663812896164316498_n.jpg

    Aos 14 anos de idade iniciou a sua carreira musical quando foi convidado para integrar o grupo “Arco Iris”, para cantar músicas do rei Roberto Carlos.

    Em 1977, enfrentou os conflitos armados no Moxico e foi obrigado a mudar-se com os seus familiares para a Zâmbia. Rui Duna chegou a Portugal com 16 anos de idade.  Gravou dois discos a solo “Memórias” em 1980 e “Ca e Lá” em 1985.  Cantava em vários dialetos de Angola “Kimbundo”, “Umbundu” e “Chokwe”.
    Fã incondicional do Bob Marley cantava Reggae, Sungura e Kizomba. Destacou-se musicalmente com os temas “Imbondeiro” e a primeira Kizomba de sucesso em Angola “Any Any” (música escrita dentro de um Táxi a caminho do estúdio de gravação).

    “Any Any” que retrata a beleza de uma mulher esteve em primeiro lugar durante um ano em Angola. O cantor afinado como era conhecido pelo meio musical Rui Duna atuou com vários músicos nomeadamente Paulino Vieira, Toy Vieira, Zézé Barbosa, Tito Paris, Augusto, Manuel de Candinho, Patalino, Caló Barbosa (Tabanka Djaz), Nanutu e Dalú.

    Rui Duna atuava no “Lontra”, “Monte Cara” e viajou em digressão por Portugal continental, Madeira e Açores. Em Lisboa concluiu o curso de administração e comercio e exerceu durante muitos anos a profissão como técnico de cinema.

    Em 2012, Rui Duna regravou a música “Any Any” com os “Irmãos Verdades” no álbum “Afrodisiaco”.Em Março de 2015 Rui Duna atuou pela última vez em palco na festa de 20 anos de carreira do Dj Carlos Pedro em Lisboa, onde recebeu uma merecida homenagem pelo sucesso da sua carreira musical.

     

    Por Carlos Pedro e Platina Line 

     

     

    Share this
    Tags

    A Bombar

    Henrique Sungo e Filipe Anjos apresentam o seu novo projeto documental intitulado “Aspiracionalismo”.

    Depois de estrear na cidade de Londres, agora é a vez da cidade da Kianda receber a Santano Produções, uma produtora audiovisual do angolano...

    Fábio Hustle admite que namoraria com Malune e revela em Live que teve 14 ex-namoradas

    Por: Helder Lourenço Na noite desta quinta-feira (18), durante uma animada Live no TikTok com a participação de 3-Fine, Elisandra Elly e outros influenciadores, o...

    Conheça Legoo, única plataforma nacional de venda de ingressos que transfere dinheiro dos promotores em 24 horas

    Criar um evento e ver o seu rendimento nunca foi tão fácil, e por esta razão, a “Legoo”, plataforma angolana lançada hoje (18) no...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto