Aconteceu Sábado , 04 de Julho, no Palácio dos Congressos a primeira gala dos São Tomé e Príncipe Music Awards ( STPMA) 2015. O evento contou com a presença do Presidente de São Tomé e Príncipe, Manuel Pinto da Costa, entre outras entidades angolanas nomeadamente Alfredo Mingas, Embaixador de Angola em São Tomé e Príncipe e do Ministro da Juventude e Desportos, Gonçalves Muandumba. Para esta noite memorável, o destaque da gala foi para o grupo Calema que arrebatou 4 prémios
Por: Maura Gueve
Durante o evento, que contou com as apresentações dos músicos angolanos Totó e Bruna Tatiana, ícones da música santomense foram homenageados. Entre eles estão incluídos os artistas José Aragão, cantor e compositor, João Seria, ex-vocalista do grupo África Negra e Pepe Lima.
O STPMA tem como principal objectivo criar uma maior consciência pública sobre a diversidade cultural dos artistas e suas contribuições, bem como estimular as acções que desenvolvam a cultura do país, premiando os intérpretes, produtores e criadores de música são-tomense. Para esta primeira edição, o STPMA foi organizado pela Organizer Eventos, em parceria com o Grupo Mener, empresa angolana responsável pelo Angola Music Awards (AMA).
Segundo Daniel Mendes, a realização dos Music Awards vai ajudar na divulgação da música africana, de modos que os artistas possam ser valorizados, pelo seu desempenho e talento para o desenvolvimento da música no continente berço.
“Acredito que vamos fazer história em São Tome Príncipe, a nível cultural as coisas vão mudar, porque além desta gala já havíamos feitos turnês em algumas das províncias de São Tome e recebemos elogios de muito gente, pela realização de espectáculos com músicos nacionais. Então todos perceberam que é possível apostar na música nacional”, explicou
Vencedores São Tomé e Príncipe Music Awards 2015:
Música do Ano – Grupo Calema
Artista Mais Popular da Internet – Grupo Calema
Melhor Grupo ou Banda – Grupo Calema
Melhor Grupo Tradicional – Bulawâ Chão-Chão
Melhor Música Tradicional – Bulawê Pastelin
Artista Unitel Óla Mundo – Makina Electrónica
Melhor Dj – Dj Queimabilha
Melhor Álbum – Calema
Melhor Videoclip – Kalú Mendes
Melhor Artista Masculino – Leo Boca Copo
Melhor Artista Feminina – Bruna Lee
Artista Revelação – Ângelo Mendes