- Publicidade -

More

    Selda " do Huambo para o Mundo "

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    Captura_de_ecra_2013-01-12_as_14.09.09

    Se os olhos falassem e se a maciez da pele poetizasse notas musicais de fácil percepção, talvez a mulher fosse mais que uma musa e os homens a perpetuassem de maneira indubitável . Na Caála, na vasta terra do Planalto Central, nasceu há 24 anos atrás uma das estrelas mais luzentes da nova geração de músicos angolanos .

    A mulher de que vos falarei de seguida é a brilhante e sensual cantora do género World Music, a nossa moreníssima Selda . Nascida na cidade do Huambo há precisamente 24 anos hoje, aos 4 anitos já demonstrava apetência pelo canto mas foi aos 14 anos que realmente descobriu que gostava de música e que tinha voz para dar vida à arte de encantar em palco .

    O tempo deu razão a esta mulher belíssima da Caála, pois aos 18 anos sentiu que a afinidade que nutria pela música era mais forte que qualquer outro sentimento .

    Na verdade, a primeira aparição pública aconteceu aos 12 anos de idade, num festival escolar, de fim de ano e dois anos mais tarde já fazia spots de rádio no estúdio do seu tio, o conceituadíssimo músico Zé Maria Boyote, que na altura trabalhava com Paulinho Tchicangala e juntos foram determinantes no apoio prestado à Selda . Nesta altura, e como que por benção, conheceu Toty Sa’Med e Caetano, dois jovens que estavam a formar uma banda, conhecida actualmente por D’Kingz, na altura era denominada Cuecas e Boxers . As apresentações do grupo eram predominantemente no Kings Club, e muita gente pensava que fossem uma Banda de Rock, e por isso tiveram que mudar de nome e passaram a chamar-se apenas D’Kingz .

    O grande passo na carreira aconteceu em 2006, à convite do lendário crítico musical e docente universitário Jomo Fortunato, Selda participou no Festival da Canção da Luanda Antena Comercial ( Lac ) no qual apresentou o tema ‘ Essa Voz ‘, arrebatando o Prémio de Popularidade . Tinha apenas 16 anos de idade . Era o começo de uma trajectória recheada de éxitos e o confirmar de um talento fora do comum . Em 2008 participou no Festival da Canção alusivo á Cidade de Luanda com o tema ‘ Luanda Kianda ‘, uma composição do músico Konde, e obteve não só o terceiro lugar como permitiu ao Konde obter o prémio de melhor composição . Em 2009, por motivos pessoais teve de sair dos D’Kingz mas continuou a manter boa relação de amizade e de trabalho com os seus elementos . Em 2011 decide participar no Ensarte com uma composição de sua autoria e obteve o terceiro lugar, provando uma vez mais não só a qualidade da sua excelente voz mas sobretudo a sua versatilidade no mundo da música, agora também na pele de Compositora.

    selda-4

    Selda é sensual, carismática e endeusada no seu curvilíneo corpo, só que a timidez deixa-a inconfortável, ela refugia-se num silêncio poético tão audível e perceptível, que no fundo apenas faz fluir ainda mais a sua beleza indesmentível .

    Com o afã da carreira e o alcançar do sonho bem na ponta dos dedos, Selda continuou a fazer apresentações em bares, até que finalmente conseguiu um patrocínio do lugar onde costumava cantar muitas vezes, o Complexo Turístico Calor Tropical, permitindo assim o começo da gravação do primeiro CD desta atraente mulher, intitulado ‘ Morena de Cá ‘ em Setembro de 2011 no Brasil . No mês do seu aniversário, mais precisamente no dia 21 de Julho de 2012, o CD ‘ Morena de Cá ‘ foi oficialmente lançado e a aceitação por parte do público, dos críticos musicais e das estações de rádio foi simplesmente estrondoso .

    Mesmo após a confirmação inequívoca do seu enorme talento, Selda manteve-se fiel aos seus princípios, continuando igual a sí mesma, muito humilde e amiga dos seus amigos . A sua família é que continua incrédula com tudo o que tem acontecido na vida desta menina do Huambo . O género World Music é difícil de ser conquistado, tem de se ter muito talento e muita força de vontade para o ter como destino musical. Selda tem-nos de sobra e está muito focada na internacionalização da sua música, mesmo sendo cantada em português . As suas influências musicais passam por Whitney Houston, Dulce Pontes, Amália Rodrigues, André Mingas, Paulo Flores, Tom Jobim e muitos outros . Felizmente para nós, Selda tem tudo para tornar-se numa lenda tão aclamada internacionalmente como as estrelas que ela tanto admira .

    selda

    A bela morena apresenta-se quase sempre descalça como forma de dominar o nervosismo, algo não habitual entre as cantoras . Durante o Festival da LAC, antes de subir ao palco do Cine Karl Marx ela sentiu necessidade de acalmar o nervosismo e ao descalçar notou que aquilo funcionava como terapia, e a partir daí não mais parou .

    Selda não se vê a fazer outra coisa senão música, o palco é o céu para ela, todos os medos esvaiem-se quando ela está na presença da sua música .

    Recentemente participou num projecto do ministério da educação, projecto este elaborado por Felipe Mukenga e Felipe Zau, intitulado Canções da minha Escola, um projecto infantil que será destinado gratuitamente a todas as escolas do país, e posteriormente será posto a venda .

    Segundo a bela cantora, este é um projecto que recebeu toda a sua entrega, aliás ao gravar sentiu-se outra vez criança, achou bonita a forma como brincavam no estúdio e particularmente a maneira como receberam o projecto, pois, segundo ela, todos os envolvidos já foram crianças um dia e conhecem profundamente as necessidades de uma criança . Por ser um Projecto Infantil e por haver carência de música infantil em Angola, aliado ao facto de ter sido elaborado por dois dos mais importantes músicos de Angola, Selda não pensou duas vezes e envolveu-se de corpo e alma no projecto . Não obstante todo o talento e a maravilhosa voz, Selda tem ainda assim tido aulas de canto com o professor Armando .

    É muito leal aos fãs, porque reconhece neles todo o sucesso que obteve até agora . Tem agradecido todos os dias à Deus pelo amor incondicional que tem recebido dos seus familiares, aliás, a humildade e a simplicidade que Selda exala no dia a dia é graças à sua família .

    Da pequena Caála para o mundo, tem sido uma aventura incrível a história desta lindíssima morena . Este ano far-se-á presente na primeira edição do Angola Music Awards, nomeada em algumas categorias .

    Felizmente para os amantes da boa música angolana, esta ‘ Morena de Cá ‘ é nossa e é um privilégio enorme ouvirmos a sua música e sobretudo reconhecermos o seu grandioso talento .

    Share this
    Tags

    A Bombar

    Proposta de Lei dos Crimes de Vandalismo de Bens e Serviços Públicos – Quem destruir património pode ir 15 anos para a cadeia

    O Conselho de Ministros de Angola, reunido sob a orientação do Presidente João Lourenço, examinou três propostas de lei destinadas à Assembleia Nacional. Em...

    Ministro da Cultura de Angola e Maria Borges Buscam Parcerias Internacionais para Música Angolana”

    O Ministro da Cultura, Filipe Silvino de Pina Zau, recebeu em seu gabinete a renomada modelo internacional Maria Borges, que também exerce o cargo...

    JEO MC estreia-se como atleta de MMA e sagra-se campeã nacional

    Por: Helder Lourenço A gladiadora dos Reis de Rompimento Primeira Liga (RRPL), Jeorgina Ludmila, conhecida nas lides artísticas como Jeo MC, estreou-se como atleta de...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto