- Publicidade -

More

    Ser sempre do contra é uma doença mental: as explicações de uma psicóloga

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    Por Lina Raimundo
    Não quero! Não faço! Não vou! Não deixo! Estas são apenas algumas das respostas negativas de crianças, adolescentes e adultos com Perturbação da oposição. Um artigo da psicóloga clínica Lina Raimundo.
    Ser sempre do contra é uma doença mental: as explicações de uma psicóloga
    Esta patologia do foro mental causa prejuízos significativos no dia-a-dia destas pessoas devido aos conflitos intensos e frequentes que provocam e às dificuldades de adaptação a qualquer situação ou contexto das suas vidas.

    A característica principal da Perturbação da Oposição manifesta-se por um padrão recorrente de comportamentos negativistas, desobedientes, desafiantes e hostis relativamente às figuras de autoridade, designadamente, pais, educadores ou professores, ou perante colegas e companheiros.

    Os comportamentos negativos e de oposição são expressados por teimosia persistente, resistência às ordens, recusa de compromissos ou responsabilidades, e por manifesta dificuldade em fazer cedências ou negociar com outros.

    São muito comuns os comportamentos de oposição que tendem a transgredir quaisquer limites estabelecidos, ignorando ordens ou instruções, causando discussões e não aceitando qualquer atribuição de responsabilidade pelas próprias atitudes desadequadas, erros ou mau comportamento. A hostilidade dirigida intencionalmente para os outros, regra geral, com agressividade verbal, provoca situações de incómodo, desagrado e irritabilidade.

    Os sintomas da Perturbação da Oposição ocorrem com mais frequência nas interações com adultos, colegas ou companheiros que melhor conhecem, sendo que em casa as manifestações desta perturbação estão invariavelmente presentes e são mais intensas. Consequentemente, pode gerar-se um círculo vicioso com pais e filhos a viver conflitos sucessivos e desgastantes. Fora do seio familiar, apesar de menos frequente, há pessoas com esta perturbação que, com subtilezas, aligeiram ou escondem a sintomatologia que lhe está associada, encobrindo assim a sua personalidade.

    Tal com sucede em todas as patologias do foro mental, a Perturbação da Oposição também acarreta sofrimento para os próprios. Facilmente se irritam, ficam frustrados, sentem-se deveras incomodados pelos outros e pensam insistentemente em formas de vingança. Por conseguinte, dadas as dificuldades de lidar com a frustração, controlar os impulsos e regular as emoções, vivem entre humores instáveis e negativos e relações familiares e sociais marcadas por atritos constantes, que interferem com o seu bem-estar.

    Share this
    Tags

    A Bombar

    OKT INVESTIMENTOS celebra 6 anos de existência no mercado nacional com festa glamorousa

    A empresa de prestação de serviço OKT INVESTIMENTOS celebrou, neste Sábado (25), em Luanda, no Restaurante Yona’s Café, o seu sexto aniversário com parceiros,...

    Paulo Flores e Boy G Mendes abrilhantaram o Dia de África

    Três mil pessoas lotaram o CCB para verem actuar astros da música angolana e cabo-verdiana, juntos pela primeira vez Paulo Flores, uma das principais referências...

    Ary e Yuri da Cunha: Rumores de um Romance no Showbiz Nacional Ganham Força!”

    Por: Liliana Victor Nos últimos dias, tem sido tema de debate nas redes sociais e além delas, a possibilidade de um vínculo amoroso entre Ary...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto