- Publicidade -

More

    Ser sempre do contra é uma doença mental: as explicações de uma psicóloga

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    Por Lina Raimundo
    Não quero! Não faço! Não vou! Não deixo! Estas são apenas algumas das respostas negativas de crianças, adolescentes e adultos com Perturbação da oposição. Um artigo da psicóloga clínica Lina Raimundo.
    Ser sempre do contra é uma doença mental: as explicações de uma psicóloga
    Esta patologia do foro mental causa prejuízos significativos no dia-a-dia destas pessoas devido aos conflitos intensos e frequentes que provocam e às dificuldades de adaptação a qualquer situação ou contexto das suas vidas.

    A característica principal da Perturbação da Oposição manifesta-se por um padrão recorrente de comportamentos negativistas, desobedientes, desafiantes e hostis relativamente às figuras de autoridade, designadamente, pais, educadores ou professores, ou perante colegas e companheiros.

    Os comportamentos negativos e de oposição são expressados por teimosia persistente, resistência às ordens, recusa de compromissos ou responsabilidades, e por manifesta dificuldade em fazer cedências ou negociar com outros.

    São muito comuns os comportamentos de oposição que tendem a transgredir quaisquer limites estabelecidos, ignorando ordens ou instruções, causando discussões e não aceitando qualquer atribuição de responsabilidade pelas próprias atitudes desadequadas, erros ou mau comportamento. A hostilidade dirigida intencionalmente para os outros, regra geral, com agressividade verbal, provoca situações de incómodo, desagrado e irritabilidade.

    Os sintomas da Perturbação da Oposição ocorrem com mais frequência nas interações com adultos, colegas ou companheiros que melhor conhecem, sendo que em casa as manifestações desta perturbação estão invariavelmente presentes e são mais intensas. Consequentemente, pode gerar-se um círculo vicioso com pais e filhos a viver conflitos sucessivos e desgastantes. Fora do seio familiar, apesar de menos frequente, há pessoas com esta perturbação que, com subtilezas, aligeiram ou escondem a sintomatologia que lhe está associada, encobrindo assim a sua personalidade.

    Tal com sucede em todas as patologias do foro mental, a Perturbação da Oposição também acarreta sofrimento para os próprios. Facilmente se irritam, ficam frustrados, sentem-se deveras incomodados pelos outros e pensam insistentemente em formas de vingança. Por conseguinte, dadas as dificuldades de lidar com a frustração, controlar os impulsos e regular as emoções, vivem entre humores instáveis e negativos e relações familiares e sociais marcadas por atritos constantes, que interferem com o seu bem-estar.

    Share this
    Tags

    A Bombar

    ENSA Celebra 46 Anos com campanha multiprodutos na FILDA: proteção inclusiva e sorteio de Viatura Zero Km

    Alusivo aos seus 46 anos, a ENSA apresentou na FILDA a "Campanha Multiprodutos" com três soluções de seguros selecionados para oferecer proteção inclusiva e...

    Prémios Nova Geração Homenageiam Jovens pela Excelência na 4ª Edição

    Por: Lindeza Admizalda Na quinta-feira (25), ocorreu a 4ª edição da gala de premiação "Nova Geração", um evento que celebra as realizações de jovens destacados...

    Enzo o Servo e Leida Kutxi dão boas-vindas à terceira filha do casal

    A alegria e gratidão são evidentes em Rodrigo Afonso, mais conhecido como Enzo o Servo, e na juíza Leida Kutxi com a chegada da...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto