Por: Hélio Cristóvão

Júlio Rodrigues é um jovem de 21 anos de idade, residente na província de Benguela, que contou, com exclusividade ao PLATINALINE, a sua história de superação e motivação, ao perder 60 quilos através de exercícios físicos em apenas um ano e meio.

Com o objectivo de motivar outros jovens que se encontram numa posição semelhante a que já esteve e mostrar ao mundo que é possível, se houver foco, determinação e força de vontade, o jovem contou que a necessidade de recorrer aos treinos deu-se em função de um problema de saúde em que se viu envolvido, em função do excesso de peso. Com 140 kg, Júlio teve uma falha na coluna que afectou as suas pernas, tendo elas paralisadas durante 30 minutos, daí o despertar da preocupação com o peso.

“Em menos de um ano e meio, perdi 60 kg, de lá para cá, tenho mantido o peso nos 80 kg, não baixo nem subo de peso.”

Apesar do excesso de peso, o jovem de 21 anos de idade nunca se deixou abalar pelos comentários ou bullying que sofria, pois acreditava que simplesmente as pessoas comentavam o que realmente ele era. “Tive pessoas que me ajudaram, motivaram e continuam a motivar, por isso partilho para quem esteja na mesma situação que eu estive e saiba que é possível. Nunca levei o bullying a sério, simplesmente ignorava. Mas houve uma vez, no ensino de base, um colega foi muito para o lado pessoal e teve que ter a intervenção dos meus pais e da minha professora, na altura.”

Questionado se, no decorrer da caminhada, em busca da perda de peso, pensou em desistir, o estudante de Engenharia Informática do Instituto Superior Politécnico de Benguela diz: “Nunca passou pela minha cabeça desistir, só pensava em superar quem já encontrei a treinar antes de mim.”

Actualmente, satisfeito com os resultados alcançados, Júlio usa também as suas redes sociais para motivar outros jovens com suas imagens e legendas motivacionais.

Em função do excesso de pele que se vê na imagem, em decorrência da perda de peso, Júlio Rodrigues vai recorrer ao método de musculação para eliminar a pele flácida, caso não resulte, pensa em recorrer à cirurgia plástica como último recurso.