Há encontros felizes. Ontem, Francisco Alegre Duarte, Embaixador de Portugal em Angola, recebeu uma fotografia assinada por Jessé Manuel, fotógrafo que já acompanhava e que pretendia conhecer em breve.
Luanda, 13 de Maio de 2022 – Jessé Manuel é um nome que dispensa apresentações. Todos nós já vimos fotografias que captam momentos irrepetíveis e lugares de sonho por esta nossa Angola. Ontem, este nosso conceituado fotógrafo, que em tempos fez carreira na engenharia civil, descobriu mais um seguidor atento do seu trabalho: Francisco Alegre Duarte, Embaixador de Portugal em Angola. Foi no decorrer de uma visita à Cetano, empresa do sector automóvel que está em Angola há mais de 90 anos através da Robert Hudson e há pelo menos 32 com marca própria. Fernando Leite, Director Geral, ofereceu ao Embaixador uma fotografia assinada por Jessé na presença do autor. E eis senão quando Francisco Alegre Duarte revela que há muito queria conhecê-lo, que já o segue há nas redes sociais e que este é um presente que guardará para a vida.
Visivelmente satisfeito, Jessé retribuiu a intenção e agradeceu o reconhecimento. “Sentir que o nosso trabalho é seguido e admirado por diversas pessoas é o que de mais relevante existe na carreira de um artista. Fico realmente satisfeito com esta revelação, porque Francisco Alegre Duarte tem demonstrado estar atento a Angola e cultivar uma relação de proximidade não só com os decisores, mas com as comunidades que vai visitando. Soube que há pouco tempo esteve no Lubango – minha cidade natal – e que regressou de lá satisfeito. Não nos cruzámos. Mas haverá de acontecer. Ou por lá, ou pelo Namibe, um paraíso que me prende e onde o Sr. Embaixador irá também pelo surf”.
Francisco Alegre Duarte agradeceu à Caetano esta oportunidade de conhecer pessoalmente Jessé Manuel e deixou um incentivo ao artista para que a arte não pare e se possam reencontrar em breve.