- Publicidade -

More

    Top dos Mais Queridos homenageia centenário de Agostinho Neto

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    A Rádio Nacional de Angola (RNA) lançou, esta sexta-feira, em Luanda, o Top dos Mais Queridos edição 2022, que vai homenagear o centenário do primeiro Presidente, António Agostinho Neto.

    Diferente das edições anteriores de homenagem, o director artístico da comissão realizadora do top, José Ndalinho, avançou que esta 4ª será realizada de forma opereta, dividido em três partes, a música, a dança e a declamação de poesias, a acontecer no dia 07 de Outubro do ano em curso.

    Ao contrário das outras homenagens, esta não terá concorrentes e nem haverá votos, uma vez o actual contexto que o país vive, com a realização das eleições gerais em Agosto próximo.

    A primeira edição especial de homenagem aconteceu em 2012 (vencedores de todos top), seguida de 2017 (vozes femininas), e a terceira em 2020 coube a RNA pela sua contribuição na promoção e divulgação da música angolana.

    Por sua vez, o PCA da Rádio Nacional de Angola, Pedro Cabral, referiu que embora seja o assinalar do 40º aniversário do Top dos Mais Queridos, alguns factores objectivos levam a adopção de uma postura diferente, tendo em conta a descaracterização da grelha de programa da emissão da RNA, por imperativo legal em ano eleitoral.

    Apontou ainda, que outro factor tem que ver com a expressão “voto”, no sentido de evitar confundir o público ouvinte, uma vez que essa palavra é chave tanto para o concurso, como para a concorrência política nas eleições de Agosto próximo.

    Para o secretário-geral da União Nacional dos Artistas e Compositores (UNAC-SA), Zeca Moreno, a iniciativa da RNA em homenagear a figura de António Agostinho Neto é merecida, uma vez que abdicou de tudo, para se dedicar à luta pela causa do povo angolano.

    O Top dos Mais Queridos é uma iniciativa cultural da Radiodifusão Nacional de Angola (RNA) que visa premiar as músicas de cantores individuais ou bandas, mais ouvidas nos seus canais envolvendo os ouvintes pela votação no processo de selecção das canções em concurso.

    O vencedor da última edição do Top dos Mais Queridos 2021, com três milhões, 348 mil e 317 votos, foi o grupo Os Picantes, da província do Huambo, com a música “Crise no Lar”.

    Share this
    Tags

    A Bombar

    Henrique Sungo e Filipe Anjos apresentam o seu novo projeto documental intitulado “Aspiracionalismo”.

    Depois de estrear na cidade de Londres, agora é a vez da cidade da Kianda receber a Santano Produções, uma produtora audiovisual do angolano...

    Fábio Hustle admite que namoraria com Malune e revela em Live que teve 14 ex-namoradas

    Por: Helder Lourenço Na noite desta quinta-feira (18), durante uma animada Live no TikTok com a participação de 3-Fine, Elisandra Elly e outros influenciadores, o...

    Conheça Legoo, única plataforma nacional de venda de ingressos que transfere dinheiro dos promotores em 24 horas

    Criar um evento e ver o seu rendimento nunca foi tão fácil, e por esta razão, a “Legoo”, plataforma angolana lançada hoje (18) no...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto