Turistas da SpaceX entram na órbita da Terra

0
121

A SpaceX enviou quatro pessoas ao espaço nesta quarta-feira (15) em uma missão de três dias, a primeira que orbitará a Terra com tripulação totalmente civil.

O evento marcou a entrada da empresa do bilionário Elon Musk na corrida do turismo espacial, que já contou com excursões de outros endinheirados que querem explorar esse mercado.
Em julho passado, Richard Branson fez um voo ao espaço de cerca de 20 minutos pela Virgin Galactic, enquanto Jeff Bezos ficou 10 minutos a bordo da nave da sua empresa Blue Origin. Essas viagens também foram realizadas com tripulantes civis, mas não chegaram até a órbita terrestre.

Lá, eles darão a volta ao redor do globo uma vez a cada 90 minutos e a mais de 27.358 km/h, ou aproximadamente 22 vezes a velocidade do som, segundo a Reuters.

A altitude alvo é de 575 quilômetros, além das órbitas da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) ou mesmo do Telescópio Espacial Hubble.

O dono da empresa espacial, Elon Musk, não estará no voo – quem fará a viagem será Jared Isaacman, norte-americano fundador da empresa de comércio eletrônico Shift4 Payments. Ele levará outros três companheiros novatos em voos espaciais

O idealizador da viagem e primeiro tripulante é Jared Isaacman, magnata da tecnologia de 38 anos de idade que investiu uma soma não divulgada para que Elon Musk viabilizasse o evento.

Apelidado de Inspiration4, o passeio especial foi concebido por Isaacman principalmente para aumentar a conscientização e o apoio em prol de uma de suas causas favoritas, o St. Jude Children’s Research Hospital, importante centro de tratamento de câncer pediátrico. Ele prometeu US$ 100 milhões ao instituto.

O objetivo declarado da missão é tornar o espaço acessível para mais pessoas, embora as viagens espaciais permaneçam parcialmente abertas para poucos privilegiados.

“Em toda história da humanidade, menos de 600 seres humanos chegaram ao espaço”, disse Isaacman à AFP.

“Estamos orgulhosos de que nosso voo ajude a influenciar todos aqueles que viajarão depois de nós”, concluiu.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments