Unitel e Ericsson demonstram primeira tecnologia LTE–Advanced em África

0
268
  1. A Unitel e a Ericsson fizeram a primeira transmissão de dados em África em bandas de espectro combinadas de 1800MHz e 900MHz em rede comercial.

Pela primeira vez em África, a Ericsson, em conjunto com a Unitel – operadora de telecomunicações móveis líder em Angola, demonstrou com sucesso a tecnologia LTE Advanced (LTE-A) Carrier Aggregation. A demonstração foi feita numa rede comercial, em ambas as bandas de espectro de 1800MHz e de 900MHz, e teve lugar no dia 18 de Dezembro, quando a Unitel transferiu dados com tráfego comercial através da sua rede activa em Luanda, Angola.

A tecnologia LTE Carrier Aggregation constitui o próximo passo na evolução dos serviços de banda larga móvel de alta velocidade, permitindo aos operadores tirarem o máximo partido dos seus activos de espectro que lhes estão assignados, ao combinar várias faixas de frequência para atingir velocidades de download de banda larga móvel mais elevadas.

 

Amílcar Safeca, Director-Geral Adjunto da Unitel, afirma: “A Unitel está sempre a inovar para melhorar a experiência dos consumidores. Com este salto global em direcção a maiores velocidades de acesso de dados para serviços móveis e de vídeo, estamos também a aumentar a nossa rede, para assim garantir que continuamos a fornecer serviços de alta qualidade aos nossos clientes, que estão cada vez exigentes. Com esta demonstração estamos no caminho certo para lançar, num futuro próximo, a rede móvel mais avançada em Angola, e talvez em África. Estamos a trabalhar com a Ericsson para que isso aconteça.”

 

Magnus Mchunguzi, Vice Presidente da Ericsson África Subsariana, afirma: “Através da tecnologia LTE Advanced, os operadores podem aumentar a sua capacidade de rede e melhorar a experiência de banda larga móvel dos utilizadores, permitindo taxas de dados de até 1Gbps no futuro. Esta demonstração coloca a Unitel na muito restrita lista de operadores no mundo que testaram LTE Advanced numa rede activa, usando um terminal comercial. Estamos muito orgulhosos por termos sido parceiros da Unitel nesta importante conquista, reforçando ainda mais a nossa longa relação com a operadora móvel líder em Angola”.

Pedro Queirós, Presidente da Ericsson Portugal, afirma: “Estamos muito satisfeitos em sermos o parceiro de confiança da Unitel em mais um importante sucesso, de relevância internacional, só possível com o seu dinamismo e espírito de inovação, apoiado pelo profissionalismo e liderança tecnológica da Ericsson.”

 

Por toda a região e no mundo, vários operadores libertaram espectro nas faixas de 1800MHz e 900MHz, ao migrar os subscritores do 2G para o 3G ou o 4G. A Ericsson está também a apoiar a implementação de LTE Advanced Carrier Aggregation noutras faixas de espectro em países, como a Coreia do Sul, a Austrália e Portugal.

recrutamento3

 

A Ericsson é líder de mercado em LTE. Hoje em dia, aproximadamente 50% do tráfego LTE em smartphones é providenciado através de redes da Ericsson, o que representa mais do dobro do tráfego do seu concorrente mais directo. Foram implementadas mundialmente mais de 180 redes LTE RAN e Evolved Packet Core, das quais mais de 110 foram lançadas comercialmente. A Ericsson está, actualmente, presente em todos os mercados LTE de elevado tráfego, incluindo os Estados Unidos, Japão, Coreia do Sul, Austrália e Canadá, e foi escolhida pelos 10 principais operadores de LTE, em termos de subscrições LTE a nível mundial. A empresa conta deter 25% de todas as patentes essenciais de LTE, cobrindo os modos TDD e FDD. A Ericsson suporta hardware e software comuns para sistemas FDD e TDD, dando aos operadores a máxima flexibilidade na implementação destes sistemas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui