Windows Phone 8 é revelado: saiba o que há de novo

0
136

Windows Phone 8

A Microsoft revelou hoje o Windows Phone 8 e todos os seus detalhes. As novidades são boas, mas não são muitas. Na verdade, elas são focadas mais em hardware e nos desenvolvedores do que na experiência do usuário de fato.


Nova tela inicial

O WP8 tem uma nova tela inicial, que ocupa todo o espaço da tela do aparelho. Aquela barra preta lateral não existe mais, e ele ficou mais “gordinho”. Seria uma diferença pequena, não fosse pelos novos tamanhos dos tiles, esses quadrados coloridos da home.

Os tiles agora poderão ser configurados em 3 tamanhos diferentes – veja na imagem acima – o que pode deixá-lo com cara de bagunçado se você não organizá-los direito, mas também permite uma personalização maior.


Suporte a processadores multi-core

A falta de suporte a chipsets multi-core era provavelmente um dos principais inimigos do WP7. O sistema já era rápido e fluído, mas é difícil fazer o consumidor acreditar que um single-core pode rodar tão rápido quanto um quad-core.

Windows Phone 8
Windows Phone 8

Com o Windows Phone 8, acaba esse problema. As fabricantes poderão agora lançar seus aparelhos cheios de números e especificações, tirando maior proveito do sistema. Resta saber se o WP8 saberá gerenciar bem os núcleos – algo que o Android não faz assim tão bem – mas se demoraram tanto tempo para chegar aqui, nós acreditamos que um bom trabalho tenha sido feito!

Mapas da Nokia

Antes exclusividade dos Lumias, agora os mapas da Nokia/Navteq com navegação curva-a-curva e mapas offline chegarão a todos os Windows Phones. Com o novo Maps da Apple no iOS e o Google Maps “tinindo” no Android, a Microsoft precisava de um bom serviço de mapas no WP8. Ela achou.

Outras novidades para os usuários..

O Internet Explorer 10 virá embutido no sistema. O nome pode te dar calafrios, mas o novo navegador promete desempenho melhor em JavaScript e HTML5. A Microsoft parece ter feito um ótimo trabalho com o IE10.

Windows Phone 8
Windows Phone 8

Os WP8 também terão suporte a NFC, e já virão com o serviço “Wallet Hub”, a carteira digital da Microsoft, que servirá como cartão de crédito, débito, cartão de fidelidade, ofertas, etc. Resta saber se ele será adotado em escala também no Brasil pelos estabelecimentos.

O sistema também terá suporte nativo a microSD, sem a necessidade de apps de terceiros. Você poderá rodar apps, músicas e vídeos diretamente do cartão, sem comprometer as funcionalidades do aparelho.

Windows Phone 8
Windows Phone 8

O Skype também será totalmente integrado ao WP8, como já havia sido revelado. No People Hub, será possível escolher entre realizar uma chamada normal para seus contatos ou uma chamada pelo Skype, ou ainda enviar uma mensagem de texto via Skype. Essa integração deve ser bastante fluída, sem que o usuário nem perceba que está usando um outro aplicativo.


… e para os desenvolvedores

O WP8 terá três resoluções de tela: 800×480, 1280×768 e 1280×720 (HD, finalmente!). Felizmente, os apps atuais não precisarão ser adaptados e rodarão normalmente nas novas resoluções.

Os apps poderão ser escritos em código nativo, o que deve melhorar significativamente o desempenho dos jogos. Também haverá suporte a DirectX.

Windows Phone 8
Windows Phone 8

Na verdade, todo o kernel do sistema foi reescrito. Antes o WP7 usava o Windows CE, mas agora passará a usar o mesmo motor do Windows 8, o que permitirá que o suporte a drivers seja compartilhado entre os dois sistema. Isso significa que os desenvolvedores poderão, por exemplo, criar jogos para o Windows 8 e Windows Phone 8 ao mesmo tempo.

Isso é uma ótima notícia por um lado, mas tem um efeito colateral MUITO importante…


Nenhum aparelho atual será atualizado

Ao menos não para o Windows Phone 8. Eles receberão uma atualização para o Windows Phone 7.8, que deve trazer como novidade apenas a nova tela inicial… e mais nada. Essa foi uma decisão arriscada da Microsoft, que merece um outro post para ser analisada melhor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui