Por: Helder Lourenço
O músico angolano e membro da Banda Movimento, Chico Mádne, autor da música “Palanca à Vencer”, será homenageado pela Federação Angolana de Futebol (FAF), no jogo desta Quinta-feira (07), entre Angola e Madagáscar, no Estádio da Tundavala, refrente à última jornada do Grupo E, qualificativa ao CAN 2023, na Côte D´ivoire.
Mádne classifica a sua canção, que por sinal é de “todos os angolanos”, como um dos “hinos” mobilizadores dos amantes do desporto nacional e dos Palancas Negras a irem aos estádios de futebol. Em entrevista à Rádio Nacional de Angola (RNA), contou que Carlos Gonçalves escreveu uma parte da letra interpretada por Beto de Almeida e a homenagem chegou numa boa altura e reitera que a FAF não deve nada a ele, porque fez a música pelo amor à pátria.
“Chegou finalmente o dia, tem se dito, mas vale tarde do que nunca. É um simples reconhecimento, vou falar aqui publicamente, quando gravei esta música a FAF não me deve absolutamente nada, porque eu não assinei contrato nenhum com a federação, nós fizemos esta música por amor a camisola e como forma de darmos a nossa contribuição para o êxito da nossa selecção, patriotismo acima de tudo”, disse.
De relembrar que a música ” Palancas à Vencer ” foi gravada no dia 03 de Junho de 1995, nos Estúdios da Rádio Nacional de Angola, interpretada por Beto de Almeida, composição comparticipada de Carlos Gonçalves, arranjos e canção de Chico Mádne.