- Publicidade -

More

    Domingos Makengo Na Galeria Tamar Golan

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    O artista plástico angolano Domingos Makengo vai expor as suas obras na Galeria Tamar Golan, da Fundação Arte e Cultura. A sua exposição individual “Nzila” (Caminho), que abre o programa de arte contemporânea da Galeria para 2017, será inaugurada na Galeria na próxima Quarta-feira, dia 1 de Fevereiro, pelas 18:00 horas.
    A exposição estará patente ao público até ao dia 28 de Fevereiro, podendo ser visitada de Segunda-feira a Sábado, entre as 11:00 e as 20:00 horas.
    O artista
    Natural de Luanda, Município do Cazenga, Domingos Makengo nasceu a 20 de Janeiro de 1984. A sua paixao pela arte começou na infância, apesar de ter enveredado pelo ensino médio em Ciências Exactas. Aos 16 anos teve, no entanto, a oportunidade de passar pelo Atelier Decorpi, durante cerca de seis meses. Aos 20 anos começou a frequentar o atelier de Patrício Mawete, aprendendo com o rigor do seu mestre as várias disciplinas da expressão plástica.
    A sua primeira exposição realizou-se em 2011, na Cooperarte (Celamar), tendo, no ano seguinte, participado numa segunda exposição colectiva, no Centro Comercial Maria Luisa. Em 2014 participou na FENACULT, na Baía de Luanda, e, ainda no mesmo ano, fez parte das Pinturas Murais na Avenida 21 de Janeiro (Rocha Pinto). No ano transacto concorreu ao prémio ENSA e foi seleccionado para a Exposição ENSA 2016 no Centro Cultural Brasil-Angola.

    Sobre a exposição e sobre o artista
    Nzila significa caminho, ou direcção, em Kikongo. Nesta exposição Domingos Makengo escolhe um caminho (uma direcção) para se expressar na linguagem cromática, revelando a sua experiência de vida adquirida no seu convívio familiar. Uma composição pictoral que resulta em mensagens do quotidiano, tratada em impressionismos. Dificilmente as pessoas poderiam entender as mimicologias de Makengo, no tratamento das figuras das suas personagens. O gestual dos braços revelando um dos sentimentos internos, vitorioso, alcançado nas lutas do quotidiano. É notável nas suas pinturas, como se pode ver em “Concentração”, “Vibração”, “Acromatismo” e “A Rainha das Noites”, entre muitas outras.
    Como é óbvio, para seguir um caminho precisamos de alguém que nos conduza a dar os primeiros passos. Foi a mãe e depois o professor, entre outros. Hoje ele torna-se mestre e toma o seu próprio rumo. Sem duvida, Makengo é um dos pintores que promete um futuro muito brilhante, e é um dos raros impressionistas da classe juvenil em Angola.
    Patrício Mawete

    A Galeria
    A Galeria Tamar Golan, da Fundação Arte e Cultura, uma parceria com o Grupo Siccal (Andrades) e o Grupo Mitrelli, é um projecto cultural sem fins lucrativos, inovador e alternativo, que visa apoiar jovens talentos angolanos e cujas receitas são canalizadas para projectos sociais da Fundação. Criada em 2013, a Galeria está situada na histórica baixa da Luanda, na Rua Rainha Ginga, nº187, no edifício conhecido como “Edifício das Embaixadas” (por trás da Pinto Basto). A Galeria está aberta ao público de Segunda a Sábado, das 11:00 às 20:00.

    Share this
    Tags

    A Bombar

    Banco Bic abre inscrições para o crescer juntos e homenageia empresas co-investidoras

    O Banco BIC abriu nesta segunda-feira, 17 de Junho, as inscrições deste ano para ONGs, Fundações e Associações que necessitam de recursos financeiros e...

    Clénio & Clésio Gomes são os mais recentes acionistas do Luanda City, equipa recentemente promovida ao Girabola

    Clénio & Clésio Gomes são os mais recentes acionistas do Luanda City, equipa recentemente promovida ao Girabola É com imenso prazer que anunciamos a nossa...

    Jornalista Dalila Prata destaca-se no 21º Fórum Meteoclimatic no Média Workshop em Darmstadt (Alemanha)

    Por: Luizão Cabulo A jornalista angolana Dalila Prata destacou-se no 21º Fórum Meteoclimatic no Média Workshop em Darmstadt, Alemanha, representando Angola e a "TPA online"...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto