- Publicidade -

More

    Elinga e Henrique Artes no Festival da Lusofonia

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    A quarta edição do Festival de Teatro de Língua Portuguesa (Festlip) começa hoje às 19h30, no Teatro Municipal Carlos Gomes, no Rio de Janeiro, com a apresentação para convidados da peça “Novecentos, O Pianista do Oceano”, do grupo português Peripécia Teatro.


    A companhia Raiz di Polon, de Cabo Verde, que é o homenageado do festival, recebe hoje à noite o “Troféu FESTLIP 2011”.
    Realizado pela Talu Produções, o primeiro festival a promover o intercâmbio teatral entre países de língua portuguesa conta, nesta sua quarta edição, com a participação inédita da região autónoma espanhola da Galiza. 


    Durante o Festlip, que decorre até ao dia 31, vão ser apresentadas 13 peças, de Portugal, Angola, Cabo Verde, Moçambique, Brasil e Espanha, num total de 40 apresentações. Ao longo destes dias, haverá ainda espaço para debates, uma exposição fotográfica e uma mostra de culinária, além de outros espectáculos.


    A actriz e produtora brasileira Tânia Pires disse ontem ao Jornal de Angola que a continuidade deste acontecimento de alto nível só prova a importância do intercâmbio cultural, acrescentando que um dos mais importantes grupos de Cabo Verde, o Raiz di Polon, que possui uma extensa carreira internacional, está no Brasil para apresentar o espectáculo ‘Cidade Velha’.
    “Começámos com dez espectáculos de cinco países. Agora contabilizamos quase mil inscrições e 13 peças dos membros da CPLP, com a entrada de mais um país, a Espanha, representada pela Galiza, no novo módulo do Festlip: “Amigos da Língua Portuguesa”. É mais um passo no objectivo de estreitarmos os laços entre culturas tão distintas e ainda muito distantes”, disse Tânia Pires.
    O grupo Elinga Teatro, que participa neste evento pela segunda vez, sobe ao palco do Espaço Sesc – Sala Multiusos, no Rio de Janeiro, amanhã às 18 horas, para apresentar a peça “O Armário e a Cama”, uma comédia sobre os equívocos do amor e da amizade. A história de um triângulo amoroso onde nada é o que parece, explorando os conflitos entre casais e os seus melhores amigos, é novamente apresentada nos dias 22, 30 e 31.


    O grupo Elinga foi criado em 1988 com a preocupação de recuperar e promover a cultura angolana, recorrendo para isso a uma abordagem moderns dos seus valores tradicionais. Ao longo dos seus 22 anos de existência, o grupo apresentou 37 peças e esteve presente em oito países: Angola, Moçambique, São Tomé, Cabo Verde, Portugal, Espanha, Itália e Brasil. Do programa do festival consta ainda a exibição, nos dias 23, 24 e 28, do espectáculo “Hotel Komarka”, pelo Henrique Artes, que se desenrola numa cela onde sete detidos revivem as suas emoções, sonhos e aventuras. Um espectáculo com uma linguagem aberta, sem tabus, com cenas chocantes e muito humor. O grupo foi fundado em 2000 num colégio técnico pré-universitário de Luanda, com o objectivo de dar suporte a jovens que apresentavam um futuro artístico brilhante. A partir daí, começaram a trabalhar arduamente e a investir seriamente nos seus actores, apresentando sucessivos espectáculos em Luanda.
    O Festlip conta com a parceria da Rede Sesc Rio, da Secretaria do Município e Estado de Cultura, FUNARTE e Ministério da Cultura; com o patrocínio da Contax e da Caixa Cultural, além do apoio cultural do Oi Futuro, Instituto Camões, CPLP – Comunidade dos Países da Língua Portuguesa e todas as embaixadas dos países participantes.

    Share this
    Tags

    A Bombar

    ENSA Celebra 46 Anos com campanha multiprodutos na FILDA: proteção inclusiva e sorteio de Viatura Zero Km

    Alusivo aos seus 46 anos, a ENSA apresentou na FILDA a "Campanha Multiprodutos" com três soluções de seguros selecionados para oferecer proteção inclusiva e...

    Prémios Nova Geração Homenageiam Jovens pela Excelência na 4ª Edição

    Por: Lindeza Admizalda Na quinta-feira (25), ocorreu a 4ª edição da gala de premiação "Nova Geração", um evento que celebra as realizações de jovens destacados...

    Enzo o Servo e Leida Kutxi dão boas-vindas à terceira filha do casal

    A alegria e gratidão são evidentes em Rodrigo Afonso, mais conhecido como Enzo o Servo, e na juíza Leida Kutxi com a chegada da...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto