Pepetela lança 'Crónicas com fundo de guerra'

0
366

O escritor angolano Pepetela vai lançar nesta quinta-feira (31), no espaço Verde Caxinde, em Luanda, um livro intitulado “Crónicas com fundo de guerra”.

 

De acordo com uma nota enviada hoje, terça-feira, à Angop, as crónicas que compõem o livro foram publicadas no jornal Público de 1992 a 1995 e tinham o título genérico “Da terra dos mitos”.

 

Segundo o documento, poderia ter mantido o título, mas as crónicas tinham sido escritas na altura em que, depois do processo de pacificação e eleições em 1992, tudo de bom parecia possível de realizar em Angola, seguindo-se a guerra civil (…).

 

“Como se destinavam a um público estrangeiro, uma parte importante dele sem referências sobre o país, pouco se falava de guerra ou assuntos directamente políticos (…), daí o título actual do livro”, lê-se no documento.

 

Com esta publicação, refere a nota, se abre também a oportunidade de as apresentar a um público angolano, o qual, o autor espera, perceber não ter sido alvo inicial, embora nelas esteja exclusivamente representado.

 

Artur Carlos Maurício Pestana dos Santos, conhecido pelo pseudónimo de Pepetela, nasceu em Benguela em 1941.

 

A sua obra reflecte sobre a história contemporânea de Angola, e os problemas que a sociedade angolana enfrenta, com destaque para “As Aventuras de Ngunga” (1973), “Muana Puó” (1978), “Mayombe” (1980) “O Cão e os Caluandas” (1985), “Yaka” (1985), “Lueji” (1989), “Geração da Utopia” (1992), “O Desejo de Kianda” (1995), “Parábola do Cágado Velho” (1997), “A Gloriosa Família” (1997), “A Montanha da Água Lilás” (2000) e “Jaime Bunda, Agente Secreto” (2001).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui