Desde o dia 22 de Junho, a cidade do Uíge está a comemorar o seu centenário, onde o governo da província em parceria com a Cerveja Cuca estão a levar acabo a realização de várias actidades de caracter sociocultural para brindar a população local.
As festividades da cidade do Uíge acontecem sob o lema, “Uíge com cem anos de história, cultura e desenvolvimento”. Durante 13 dias serão desenvolvidas várias actividades como: mesas redondas, concertos, palestras, visitas aos locais históricos, inauguração de novas infraestruturas, abertura da feira “EXPO-UÍGE” entre outros. O acto oficial acontece no dia 1 de Julho que começará com o lançamento de fogo-de-artifício no largo da administração municipal, com a presença das entidades oficiais, seguindo-se assim o restante programa das festas.
Angelo Ambriz, Gestor da Marca CUCA, afirma que “ a Cuca sempre buscou estar próximo das comunidades em que se insere, mantendo um casamento perfeito com esta província, que dura há mais de 60 anos, e para manter está união a Cuca esforça-se por manter viva esta parceria e contribui com o necessário para a amplificação das festividades. São os consumidores que nos tornam a cerveja número um de Angola, e os nossos consumidores merecem o melhor para celebrar estes 100 anos de história da província do Uíge.”. Vamos levar à cidade o projecto CUCA no teu Bairro que irá oferecer mais de 10 concertos, animação com trio elétrico, bares e apoio a muitas actividades lúdico-desportivas.
SOBRE O UÍGE
Também conhecida como ex-cidade de Carmona, a cidade do Uíge foi fundado por ordem do capitão-mor do Bembe, Manuel José Pereira, a 1 de Julho de 1917, que mandou construir uma fortaleza na então Praça de Lisboa. Com uma superfície de 3.600 quilómetros quadrados, a capital da província do “Bago Vermelho”, está limitado a Norte pelos municípios de Mucaba e Songo, a Sul pelo Dange Quitexe, a Leste pelo Negage e a Este pelos municípios de Ambuila e Songo, com um clima tropical húmido. A origem do seu nome, Uíge, tem variadíssimas interpretações, desde o nome de um riacho situado na Serra do Uíge à má interpretação dos portugueses, dada a sua dificuldade de corresponder à palavra Kikongo “Uiza”, com que os nativos desejaram as boas vindas. Situado a Norte da capital do país, Luanda, a aproximadamente 350 quilómetros, via Caxito, o município do Uíge suporta mais de um terço do total dos habitantes de toda a província, com uma população de 519.196 habitantes, dos quais 263.754 são mulheres, distribuídos em 21 regedorias, 81 povoações, bairros e 12 quarteirões do centro da cidade.