ISUTIC vence primeira edição do concurso Unitel IoT “Internet das Coisa” com sistema de localização de multicaixa com disponibilidade de Dinheiro

ISUTIC é o grande vencedor da  I edição do concurso IoT- Internet das Coisas

0

Por: Stella Cortêz

Fotos: Timóteo Serviço

O ISUTIC- Instituto Superior de Tecnologias de Informação e Comunicação, é o grande vencedor da primeira edição do concurso Unitel IoT “Internet das Coisa”. A cerimónia de premiação aconteceu na tarde desta sexta-feira, 15 de Dezembro, no Centro de Comutação de Talatona.

Felizardo Coxi, estudante da referida instituição, falou sobre o projecto apresentado. “De acordo com o tema que a Unitel sugeriu às instituições de ensino seleccionadas, decidimos criar um protótipo com base nos problemas que vivemos no nosso quotidiano, que é a localização de um multicaixa mais próximo com dinheiro, de formas a evitarmos andar de um lado para o outro a procura de valores. Com base neste problema, desenvolvemos uma tecnologia para dar solução a isto, criamos um sistema integrado de serviço Unitel, um dispositivo em que as pessoas podem consultar a localização de multicaixas com dinheiro a partir do telefone”, fez saber Felizardo.

 Internet das coisas é um projecto que visa a criação de um protótipo funcional de um objecto ou aparelho, cuja utilidade seja maximizada pelo favor de ser ou estar conectado a uma plataforma tecnológica. Eduardo Vieira, Director do Planejamento Estratégico da Unitel, destacou que o concurso consiste na divulgação do ecossistema de empreendedorismo em Angola com pouca visibilidade e a Unitel, como principal operadora de telecomunicações, tem um papel importante na divulgação de iniciativas de jovens empreendedores, estudantes das universidades, e a ideia é catapultar estes projectos, que foram feitos para, eventualmente, vir a ser viável e possam ser comercializados pela Unitel ou por outras empresas.

 Importa salientar que, nesta primeira edição, concorreram seis instituições de ensino nomeadamente: ISUTIC- Instituto Superior de Tecnologia de Informação e Comunicação; Universidade Metodista de Angola; ISPTEC- Instituto Superior Politécnico de Tecnologias e Ciências; Universidade Lusíadas de Angola; ITEL- Instituto de Telecomunicações e o IMIL – Instituto Médio Industrial de Luanda.

internetdascoisas-2 internetdascoisas-3 internetdascoisas-4 internetdascoisas-5 internetdascoisas-6 internetdascoisas-7 internetdascoisas-8 internetdascoisas-9 internetdascoisas-10 internetdascoisas-11 internetdascoisas-12 internetdascoisas-13 internetdascoisas-14 internetdascoisas-15 internetdascoisas-16 internetdascoisas-17 internetdascoisas-18 internetdascoisas-19 internetdascoisas-20 internetdascoisas-21 internetdascoisas-22 internetdascoisas-23 internetdascoisas-24 internetdascoisas-25 internetdascoisas-26 internetdascoisas-27 internetdascoisas-28 internetdascoisas-29 internetdascoisas-30 internetdascoisas-31 internetdascoisas-32 internetdascoisas-33 internetdascoisas-34 internetdascoisas-35 internetdascoisas-36 internetdascoisas-37 internetdascoisas-38 internetdascoisas-39 internetdascoisas-40 internetdascoisas