ISUTIC vence primeira edição do concurso Unitel IoT “Internet das Coisa” com...

ISUTIC vence primeira edição do concurso Unitel IoT “Internet das Coisa” com sistema de localização de multicaixa com disponibilidade de Dinheiro

ISUTIC é o grande vencedor da  I edição do concurso IoT- Internet das Coisas

COMPARTILHE
A A A

Por: Stella Cortêz

Fotos: Timóteo Serviço

O ISUTIC- Instituto Superior de Tecnologias de Informação e Comunicação, é o grande vencedor da primeira edição do concurso Unitel IoT “Internet das Coisa”. A cerimónia de premiação aconteceu na tarde desta sexta-feira, 15 de Dezembro, no Centro de Comutação de Talatona.

Felizardo Coxi, estudante da referida instituição, falou sobre o projecto apresentado. “De acordo com o tema que a Unitel sugeriu às instituições de ensino seleccionadas, decidimos criar um protótipo com base nos problemas que vivemos no nosso quotidiano, que é a localização de um multicaixa mais próximo com dinheiro, de formas a evitarmos andar de um lado para o outro a procura de valores. Com base neste problema, desenvolvemos uma tecnologia para dar solução a isto, criamos um sistema integrado de serviço Unitel, um dispositivo em que as pessoas podem consultar a localização de multicaixas com dinheiro a partir do telefone”, fez saber Felizardo.

 Internet das coisas é um projecto que visa a criação de um protótipo funcional de um objecto ou aparelho, cuja utilidade seja maximizada pelo favor de ser ou estar conectado a uma plataforma tecnológica. Eduardo Vieira, Director do Planejamento Estratégico da Unitel, destacou que o concurso consiste na divulgação do ecossistema de empreendedorismo em Angola com pouca visibilidade e a Unitel, como principal operadora de telecomunicações, tem um papel importante na divulgação de iniciativas de jovens empreendedores, estudantes das universidades, e a ideia é catapultar estes projectos, que foram feitos para, eventualmente, vir a ser viável e possam ser comercializados pela Unitel ou por outras empresas.

 Importa salientar que, nesta primeira edição, concorreram seis instituições de ensino nomeadamente: ISUTIC- Instituto Superior de Tecnologia de Informação e Comunicação; Universidade Metodista de Angola; ISPTEC- Instituto Superior Politécnico de Tecnologias e Ciências; Universidade Lusíadas de Angola; ITEL- Instituto de Telecomunicações e o IMIL – Instituto Médio Industrial de Luanda.

internetdascoisas-2 internetdascoisas-3 internetdascoisas-4 internetdascoisas-5 internetdascoisas-6 internetdascoisas-7 internetdascoisas-8 internetdascoisas-9 internetdascoisas-10 internetdascoisas-11 internetdascoisas-12 internetdascoisas-13 internetdascoisas-14 internetdascoisas-15 internetdascoisas-16 internetdascoisas-17 internetdascoisas-18 internetdascoisas-19 internetdascoisas-20 internetdascoisas-21 internetdascoisas-22 internetdascoisas-23 internetdascoisas-24 internetdascoisas-25 internetdascoisas-26 internetdascoisas-27 internetdascoisas-28 internetdascoisas-29 internetdascoisas-30 internetdascoisas-31 internetdascoisas-32 internetdascoisas-33 internetdascoisas-34 internetdascoisas-35 internetdascoisas-36 internetdascoisas-37 internetdascoisas-38 internetdascoisas-39 internetdascoisas-40 internetdascoisas

comentários facebook