A província de Malanje foi contemplada, na manhã desta quarta-feira, 10, com o lançamento oficial do Plano de Acção para a Promoção da Empregabilidade, PAPE, no município de Mucari, comunidade de Caculama, a cinquenta e oito quilómetros da cidade de Malanje.

O acto contou com a presença da Ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, Teresa Rodrigues Dias, do Governador Provincial de Malanje, Norberto Fernandes dos Santos, do Vice-governador da província de Malanje, Domingos Eduardo, do Secretário de Estado do Trabalho e Segurança Social, Pedro José Felipe, formadores do MAPTSS, junto com seus formandos e demais convidados.

O encontro contou com a entrega de microcrédito aos empreendedores da província, bem como a entrega das carteiras profissionais para que estas comprovem a capacitação que os formandos recebem do MAPTSS e consigam criar intercâmbio empresarial.

Ao fazer o seu discurso de abertura, a Ministra Teresa Rodrigues Dias falou sobre a importância do Executivo implementar estratégias e estruturas que facilitem a criação de postos de emprego pelo país. “O acto, que decorre nesta unidade provincial, é de satisfação de todos nós porque vai garantir certamente a criação de quadros que servirão o país num futuro próximo, o Executivo angolano assumiu o aumento de nível de empregabilidade como um dos pontos da sua missão para servir os cidadãos, uma série de programação está a ser desenvolvida para que todos tenham a possibilidade de formação de qualidade e profissional. Form capacitados, em Malanje, 342 formandos, em empreendedorismo, com o objectivo de criar mais postos de trabalho.” Disse.

A caravana seguiu para a Cidadela Jovem de Caculama, onde os jovens foram contemplados com microcrédito para aumento produtivo de suas actividades.

Fotos: Amando Teodoro
Texto: Leo Bernardo